Comunidade rurais negras e educação no projeto : uma historia do povo Kalunga
Marcia Lucia Anacleto
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP An13c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
134 f.
Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: As comunidades rurais negras, também conhecidas como comunidades quilombolas, remanescentes dc quilombos ou bairros rurais negros, são aproximadamente dois mil grupos espalhados por todo o territorio brasileiro, cuja história de formação remonta aos processos de escravidão no Brasil. As...
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Resumo: As comunidades rurais negras, também conhecidas como comunidades quilombolas, remanescentes dc quilombos ou bairros rurais negros, são aproximadamente dois mil grupos espalhados por todo o territorio brasileiro, cuja história de formação remonta aos processos de escravidão no Brasil. As terras em que vivem estas comunidades se constituíram a partir da formação de quilombos de fuga; pagamento por serviços prestados ao Estado; recebimento como herança ou doação de antigo proprietário; compra por ex-escravos; entre outros. A partir da análise do livro-texto do material didático do Projeto ¿Uma História do Povo Kalunga¿, o qual foi desenvolvido pelo Ministério da Educação com o objetivo de valorizar a diversidade socio-cultural de uma comunidade rural negra específica: a comunidade Kalunga (GO), questiona-se o alcance da iniciativa em termos da realização de um trabalho pedagógico baseado numa perspectiva intercultural. A análise evidencia que tal iniciativa, na medida em que se fundamenta numa concepção de cultura petrificada, acaba folclorizando as comlmidades rurais negras, suas práticas tradicionais e sua história. O livro-texto do material didático aborda de maneira ahistórica, petrificada e isolada a realidade politica, cultural, econômica e social vivida pela comunidade Kalunga. A partir desta abordagem que sustenta o livro, conclui-se que as práticas pedagógicas podem ser, no máximo, multiculturais, ou seja, de evidência da diferença, mas não de um verdadeiro reconhecimento, respeito e diálogo com a diversidade expressa no OUTRO
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Abstract: Not informed
Comunidade rurais negras e educação no projeto : uma historia do povo Kalunga
Marcia Lucia Anacleto
Comunidade rurais negras e educação no projeto : uma historia do povo Kalunga
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