O imaginario da violencia em minha vida em cor-de-rosa
Tania Maria Rechia
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP R243i
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
90 f. : il. + + 1 DVD.
Orientador: Aurea Maria Guimarães
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo trata do imaginário da violência a partir do filme Minha vida em cor-de-rosa, de Alain Berliner. Define-se como uma pesquisa qualitativa, baseada nos pressupostos da fenomenologia. A partir das descrições de algumas seqüências do filme, escolhidas intencionalmente, procedeu-se a...
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Resumo: Este estudo trata do imaginário da violência a partir do filme Minha vida em cor-de-rosa, de Alain Berliner. Define-se como uma pesquisa qualitativa, baseada nos pressupostos da fenomenologia. A partir das descrições de algumas seqüências do filme, escolhidas intencionalmente, procedeu-se a uma reflexão que buscou compreender e não explicar uma das modulações da violência, isto é, a violência sutil que impõe determinados papéis sociais. Os sentidos produzidos dizem respeito ao mito de Dionísio e à vítima expiatória ¿ sentidos que nos levam a pensar que, apesar de nossa vida ser alicerçada em artifícios que produzem padrões comportamentais exemplares veiculados pelo cinema e pela televisão, há também possibilidade de recriar esses sentidos e escapar de todo domínio e controle, uma vez que os modos de socialidade existentes não são os únicos e nem tampouco definitivos
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Abstract: This study deals with violence imagery, as exposed in Alain Berliner¿s motion picture Ma vie en rose, and is defined as a qualitative research based on phenomenology presuppositions. From the description of some intentionally chosen scenes of that film, a reflection was made to understand,...
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Abstract: This study deals with violence imagery, as exposed in Alain Berliner¿s motion picture Ma vie en rose, and is defined as a qualitative research based on phenomenology presuppositions. From the description of some intentionally chosen scenes of that film, a reflection was made to understand, not to explain, one of violence¿s modulations, i. e., the subtle violence that imposes certain social roles. Senses produced refer to Dionysius myth and to expiatory victim ¿ senses that lead to think that, no matter how our life is founded on artifices that produce exemplar behavioral patterns transmitted by movie and TV, there is also the possibility of recreating those senses and of escaping all domain and control, for existing sociality ways are not the only nor definitive ones
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Exemplares
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