Estrategias de marketing das academias de ginastica de Barão Geraldo
Bruno Filipe Gonçalves Bueno
TCC
Português
TCC/UNICAMP B862e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
58 f.
Orientador(res): Marcelo Weishaupt Proni
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: A monografia tem como objetivo fazer um estudo das práticas de marketing das academias de ginástica na região de Barão Geraldo, Campinas-SP, tomando como referência o planejamento idealizado pelas publicações especializadas nos princípios de marketing, assim como algumas teorias...
Ver mais
Resumo: A monografia tem como objetivo fazer um estudo das práticas de marketing das academias de ginástica na região de Barão Geraldo, Campinas-SP, tomando como referência o planejamento idealizado pelas publicações especializadas nos princípios de marketing, assim como algumas teorias microeconômicas sobre estrutura de mercado. Para tal finalidade, a monografia está dividida em quatro capítulos. O primeiro apresenta o histórico e a evolução recente do mercado das academias de ginástica no Brasil, mostrando sua expansão nos últimos anos. O segundo mostra, de acordo com a visão expressa em uma bibliografia especializada, quais seriam os passos necessários para um planejamento estratégico adequado de uma academia de ginástica, a fim de que se mantenha no mercado e consiga se expandir ao longo do tempo. O terceiro capítulo discute alguns resultados, conforme pesquisa de campo feita com a maioria das academias da região (9 num total de 12), na qual foi perguntado como o gestor administra a academia. O último capítulo traz comentários relativos à comparação entre a teoria e a prática e uma projeção do mercado das academias de ginástica na região. A principal conclusão da monografia é que as sugestões dos especialistas em marketing nem sempre são seguidas ou aplicadas pelas academias, uma vez que grande parte dos conceitos fundamentais para uma adequada estratégia de concorrência permanece ignorada por elas. De fato, seria importante que elas adotassem um planejamento estratégico, já que foi constatado que este mercado na região tem um potencial de crescimento considerável
Ver menos
Abstract: Not informed.
Estrategias de marketing das academias de ginastica de Barão Geraldo
Bruno Filipe Gonçalves Bueno
Estrategias de marketing das academias de ginastica de Barão Geraldo
Bruno Filipe Gonçalves Bueno