Estudo das estrategias da Motorola : sua influencia na competição pelo mercado de telecomunicações brasileiro
Marcelo Soares Giannini
TCC
Português
TCC/UNICAMP G348e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
64 f.
Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: A proposta deste trabalho é estudar algumas estratégias globais e locais da Motorola, a fim de observar quais forças competitivas estas estratégias influenciam na competição pela liderança do mercado de telecomunicações. Para isto, estudaremos três estratégias da Motorola: as estratégias de...
Ver mais
Resumo: A proposta deste trabalho é estudar algumas estratégias globais e locais da Motorola, a fim de observar quais forças competitivas estas estratégias influenciam na competição pela liderança do mercado de telecomunicações. Para isto, estudaremos três estratégias da Motorola: as estratégias de remuneração, as estratégias de produção e as estratégias de pesquisa e desenvolvimento. A estratégia de remuneração influencia na retenção, atração e motivação do capital mais importante para uma empresa de alta tecnologia, que é o capital intelectual. A estratégia de produção influencia diretamente nos custos, e estes são diretamente responsáveis pela lucratividade e pelo preço final do produto. A estratégia de pesquisa e desenvolvimento, em um mercado tão dinâmico como é o mercado de telecomunicações, é responsável pela atração do cliente através de novas tecnologias e novos designs para os produtos. Este estudo demonstra que estas estratégias influenciam nas forças que moldam a competição, sendo assim, elas são muito importantes para a busca por uma melhor posição de mercado. Demonstraremos, ainda, quais os impactos dessas estratégias da Motorola na busca pelo market share e pelo faturamento, e se estas estratégias estão sendo positivas ou negativas para a companhia.
Ver menos
Abstract: Not informed
Estudo das estrategias da Motorola : sua influencia na competição pelo mercado de telecomunicações brasileiro
Marcelo Soares Giannini
Estudo das estrategias da Motorola : sua influencia na competição pelo mercado de telecomunicações brasileiro
Marcelo Soares Giannini