A interface sociolinguistica/gramaticalização : estratificação de usos de tipo, feito, igual e como sincronia e diacronia
Maria Celia Pereira Lima-Hernandes
TESE
Português
T/UNICAMP L628i
[The sociolinguistic/grammaticalization interface: layered functions of tipo, feito, igual and como syncronic and diachronia reseach]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
204 p. : il.
Orientador: Maria Luiza Braga
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A partir da premissa de que deslizamentos funcionais de itens/estruturas mais ou menos lexicais permitem a apreensão de rotas de gramaticalização nas línguas, investigo os usos sincrônicos e diacrônicos dos itens tipo, feito, igual e como no português do Brasil. Apresento o estatuto da...
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Resumo: A partir da premissa de que deslizamentos funcionais de itens/estruturas mais ou menos lexicais permitem a apreensão de rotas de gramaticalização nas línguas, investigo os usos sincrônicos e diacrônicos dos itens tipo, feito, igual e como no português do Brasil. Apresento o estatuto da mudança sob a perspectiva da gramaticalização e da sociolingüística, posto que motivações internas e externas se imbricam em muitos trajetos de deslizamentos funcionais dos itens analisados. Procedo ao estudo de tipo painel (Labov 2002) com amostras de língua falada por cariocas dos projetos PEUL e NURC. Proponho a hierarquização dos vários usos baseada na unidirecionalidade e quantifico esses dados produzidos em situações de fala, avaliando a referendação dos padrões funcionais em dados diacrônicos dos séculos XIII ao XX. Com essa estratégia, mostro que muito do que ocorreu no passado explica o que já ocorre sincronicamente; além disso, essa metodologia favorece a compreensão da direção assumida pela mudança. Realizo um estudo circunstanciado na exemplificação/quantificação de type/tokens. Defendo, com base em Du Bois (1985), Hopper & Traugott (1993) e Bybee (2003), a pertinência de um estudo quantitativo para a apreensão da gramaticalização de itens. Como estratégia para estudar a incorporação de usos inovadores em textos escolares, empreendi um exaustivo estudo dos padrões funcionais de tipo em redações escolares dissertativas, por meio do que discuto o ingresso de usos funcionais inovadores na língua escrita e a trajetória de gramaticalização assumida pela forma-fonte. Apoio minhas explicações em pressupostos sociolingüísticos, especialmente naqueles que defendem que a incorporação de novas formas/funções lingüísticas pelos indivíduos deve-se à força de valores/atributos do grupo que as originou/ou que mais evidentemente as utiliza. A adesão lingüística de inovações seria, assim, reflexo da atitude individual e indicação de sintonia com os valores dos pares
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Abstract: Not informed.
Braga, Maria Luiza, 1943-
Orientador
Naro, Anthony Julius
Avaliador
Paiva, Maria Conceição
Avaliador
Gonçalves, Sebastião Carlos
Avaliador
A interface sociolinguistica/gramaticalização : estratificação de usos de tipo, feito, igual e como sincronia e diacronia
Maria Celia Pereira Lima-Hernandes
A interface sociolinguistica/gramaticalização : estratificação de usos de tipo, feito, igual e como sincronia e diacronia
Maria Celia Pereira Lima-Hernandes
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