Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
Rita de Cassia Barbirato
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B234t
[Tasks which create input and interactive quality in the construction of the process of learnig language in a initial and difficult context]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
281p. : il.
Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a construção do processo de aquisição de uma LE (inglês) por alunos de nível iniciante de um curso de Letras, dentro de um contexto bastante adverso, processo esse criado a partir de um planejamento temático com foco prioritário no sentido e baseado...
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Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a construção do processo de aquisição de uma LE (inglês) por alunos de nível iniciante de um curso de Letras, dentro de um contexto bastante adverso, processo esse criado a partir de um planejamento temático com foco prioritário no sentido e baseado em tarefas comunicativas. Foi elaborado um material didático que teve como tema um pequeno recorte da história da Inglaterra. O material foi implementado na forma de um curso experimental com a carga horária de 40 horas/aulas e a duração de um semestre letivo (primeiro semestre de 2003) em uma Faculdade Particular do período noturno do interior do estado de São Paulo. Como suporte teórico nos apoiamos nos estudos interacionais de sala de aula (Cazden, 1992; Ellis, 1996), estudos sobre a aquisição de L2 (Ellis, 1992) e em investigações conduzidas sobre as características e potencial das tarefas realizadas por Prabhu, 1987 e Skehan, 1992, entre outros. Do ponto de vista metodológico, nossa pesquisa se pauta pelos parâmetros da pesquisa qualitativa, mais precisamente, da etnografia de sala de aula. Para a coleta de dados utilizamos a gravação em áudio e posterior transcrição de aulas, entrevistas e diários dialogados reflexivos. Os resultados demonstraram que o uso de um planejamento temático como o utilizado e que deu origem a um material e a aulas metodologicamente temáticas e amplamente interativas, produziu ambientes de estudo que favoreceram, no curto espaço de tempo que durou a experiência, um desenvolvimento promissor da competência lingüístico-comunicativa mesmo ocorrendo num ambiente bastante adverso, quando esperaríamos muito pouco, menos do que obtivemos ou demoraria muito para atingir tal competência. Além disso, observamos que maiores oportunidades de interações foram criadas, sendo essas interações mais significativas e relevantes para os alunos e tomando o sentido ao invés da forma como ponto de partida. Os dados mostraram ainda que, o uso de tal planejamento trouxe além dos ganhos de aprendizagem evidenciados, uma configuração positiva do filtro afetivo do alunado participante
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Abstract: This research aims at investigating the process of acquiring a foreign language (English) by students from beginner levels from a course of Letters, in a rather difficult context. This process was created based in a thematic syllabus with a main focus on the meaning and based on...
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Abstract: This research aims at investigating the process of acquiring a foreign language (English) by students from beginner levels from a course of Letters, in a rather difficult context. This process was created based in a thematic syllabus with a main focus on the meaning and based on communicative tasks. A teaching material was elaborated about a short sketch of the history of Britain. An experimental course was carried out during the first semester of 2003 with 40 hours/lessons in a private college in an evening course. The theoretical framework of this research is based on Cazden's (1992) and Ellis's (1996) studies about classroom interaction, Ellis's (1996) studies about second language acquisition and Prabhu's (1987) and Skehan's (1992) studies about the features and potential of tasks. The present research, characterized as qualitative research, was based on the principles of the classroom etnography. The interactions were tape recorded, transcribed and analysed. A questionnaire, tape recorded interviews and dialogued diaries were used as well. The results suggest that the use of a thematic syllabus as the one used in this research and which originated a coursebook and lessons metodologically more thematic and providing, in a short period of time, a development of the linguistic- communicative competence even in a such difficult context, when we could expect very little. In addition, we observed that more oportunities of interaction were created, being these interactions more meaningful and relevant for the students and having the meaning instead of the form as focus. Moreover, the data suggested that the use of such syllabus contributed for a positive configuration of the students's afective filter
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Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Orientador
Mendes, Edleise
Avaliador
Silva, Ademar da, 1946-
Avaliador
Scaramucci, Matilde V. R., 1951-
Avaliador
Moraes, Maria Rita Salzano, 1949-
Avaliador
Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
Rita de Cassia Barbirato
Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
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