Resolução de problemas : uma opção para a descoberta do novo relato de uma experiencia
Eliane Aparecida Bernardo
TCC
Português
TCC/UNICAMP B456r
Campinas, SP : [s.n.], 1993.
50 p.
Orientador: João Batista Freire
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Durante alguns anos atuei como professora de Educação Física tentando aplicar, na prática docente, o aprendizado obtido na faculdade. Mas, com o passar do tempo, ela não mais satisfazia minhas expectativas educacionais. No início, bastou um pouco de intuição e reflexão, para experimentar uma...
Ver mais
Resumo: Durante alguns anos atuei como professora de Educação Física tentando aplicar, na prática docente, o aprendizado obtido na faculdade. Mas, com o passar do tempo, ela não mais satisfazia minhas expectativas educacionais. No início, bastou um pouco de intuição e reflexão, para experimentar uma maneira diferente de ministrar minhas aulas: - Baseando-me no conteúdo da Educação Física, propor situações-problema para que os alunos resolvessem. Os resultados foram positivos, o que me levou a buscar, na literatura especializada, teorias que melhor estruturassem essa postura pedagógica. As idéias e livros de João Batista Freire me mostravam caminhos para respeitar a individualidade e cultura de meus alunos. Para melhor estruturação dos problemas propostos foi Mosston, 1978, quem subsidiou o respaldo teórico. Outros autores que também influenciaram o estudo foram Hildebrandt e Laging, que com suas concepções de ensino-aberto, favoreciam a pedagogia utilizada. O relato é de uma experiência de dois anos realizada com alunos da rede pública do Estado de São Paulo, não "fecha a questão" a respeito da necessidade da "flexibilidade pedagógica", devido às diferentes situações que encontramos no dia-a-dia. Pelo contrário, sugere uma postura pedagógica que possibilita o professor utilizar brincadeiras, jogos populares e desportivos para efetivar a transmissão do conteúdo a que se propõe. Partindo do que o aluno sabe, o professor propõe situações-problema onde ele descobre o novo e constrói seu conhecimento, utilizando, ao mesmo tempo, mecanismos cognitivos e motores. Neste processo, o aluno conhece-se melhor, identifica o outro e o mundo que o cerca e sua interação com ambos. Essa metodologia trouxe resultados positivos para os alunos e para a escola. Propiciou-me a oportunidade de reflexão e me fez entender a necessidade de constantes estudos para uma prática docente eficiente
Ver menos
Abstract: Not informed
Resolução de problemas : uma opção para a descoberta do novo relato de uma experiencia
Eliane Aparecida Bernardo
Resolução de problemas : uma opção para a descoberta do novo relato de uma experiencia
Eliane Aparecida Bernardo
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra