Concepção de infancia no discurso e nas praticas pedagogicas das monitoras e professoras de um CEMEI de Campinas
Sevane Maria Contijo Costa Pinheiro
TCC
Português
TCC/UNICAMP P655c
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
104 f.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa que realizei se deu pelo meu interesse em conhecer mais amplamente o espaço da creche e o seu funcionamento, bem como a relação criança-criança, criança-adulto. Sou professora do Ensino Fundamental e Médio na Rede Estadual de São Paulo e professora da Suplência II ( Educação de...
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Resumo: A pesquisa que realizei se deu pelo meu interesse em conhecer mais amplamente o espaço da creche e o seu funcionamento, bem como a relação criança-criança, criança-adulto. Sou professora do Ensino Fundamental e Médio na Rede Estadual de São Paulo e professora da Suplência II ( Educação de jovens e adultos) da Rede Municipal de Ensino de Campinas. No entanto, durante o meu curso de Pedagogia, ao cursar a disciplina de Fundamentos da Educação Infantil com a Dra. Maria Evelyna P. do Nascimento e a de Educação não escolar com a Dra. Ana Lúcia G. de Faria, encantei-me com os temas de educação infantil. Muitos temas me chamaram a atenção dentro do universo da criança, da creche, mas a questão da concepção de infância e o seu percurso ao longo da história fascinou-me. interessei-me por estudar essa parte histórica, mas desejava conhecer de perto como as professoras e monitoras olhavam para a criança, como viam a infância, o que sabiam sobre ela. Assim, durante o curso de Metodologia de Pesquisa ll, com a professora Ivani Pino, ao apresentar o meu projeto de pesquisa, ela me indicou à professora Ana Lúcia, uma vez que o do meu trabalho apresentava uma tendência de cunho sociológico. Apresentei-me, então ao GEPEDISC, ao subgrupo de estudos de Educação Infantil, coordenado pela referida professora, com a proposta de um projeto de pesquisa que tinha o objetivo de compreender as concepções das professoras sobre a infância, a partir de um referencial que considera a criança portadora de histórias, produtora de culturas infantis, sujeito de direitos, um ser social participativo, referencial este, contemplado nos trabalhos deste grupo de pesquisa
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