Uma visão da educação fisica frente as marcas deixadas pela institucionalização
Eva Bortoletto Francisconi
TCC
Português
TCE/UNICAMP F847v
Campinas, SP : [s.n.], 1992.
30 p.
Orientador: Jose Luiz Rodrigues
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Devido a falta de um bom programa de saúde no Brasil, quando falamos de deficiência o atendimento é ainda mais prejudicado, onde a família muitas vezes é desinformada e não possui recursos financeiros suficientes para manter a pessoa portadora de deficiência no convívio familiar, optando...
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Resumo: Devido a falta de um bom programa de saúde no Brasil, quando falamos de deficiência o atendimento é ainda mais prejudicado, onde a família muitas vezes é desinformada e não possui recursos financeiros suficientes para manter a pessoa portadora de deficiência no convívio familiar, optando para a internação em instituições, pensando ser a solução. Essa internação ocorre com bastante freqüência, às vezes por um pequeno período para o tratamento agudo e outras vezes essas instituições tornam-se lares permanentes para muitos. A superlotação devido o grande número de internações em instituições chega a ser inevitável, levando-se em consideração que a família não encontrando e não tendo outra solução, procura de alguma forma sanar o problema e opta pela internação do parente que possui a deficiência. A grande problemática das instituições que abriga pessoas portadoras de deficiência, é que tornam-se verdadeiros depósitos humanos que, muitas vezes não possui um programa mínimo e específico de atendimento. Uma das soluções encontradas nessas instituições totais foi a prática de atividades Físicas e recreativas onde o profissional de Educação Física conseguiu trazer para essas pessoas portadoras de deficiência momentos de grande prazer, liberdade e integração social através dos vários programas criados especialmente para essa clientela. A Educação Física contribui efetivamente no processo de educação, habilitação, reabilitação e socialização dessas pessoas, pois encontram, no professor não só o profissional mas também um confidente, o que numa maneira natural vem colaborar no desenvolvimento global dessas pessoas portadoras de deficiência. Notamos ainda que através das atividades físicas e recreativas as pessoas portadoras de deficiência que vivem institucionalizadas tiveram oportunidades de saírem do mundo restrito em que vivem, vindo a conhecer e explorar os recursos comunitários que a cidade e região oferecem que são: parques, bosques, caminhadas, passeios, cinemas, pipas, etc. A Educação Física auxilia as pessoas portadoras de deficiência em suas necessidades básicas, dando-lhes condições de ter um padrão de comportamento mais próximo das pessoas ditas "normais"; visando, ainda minimizar as incapacidades ou adaptá-Ias para uma vida junto à sociedade, adequando quanto possível ao meio em que vivem através das diversas atividades que a Educação Física proporciona
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Abstract: Not informed
Uma visão da educação fisica frente as marcas deixadas pela institucionalização
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