Um programa de apoio para integrar familias e filhos portadores de deficiencia
Magali de Freitas Soria
TCC
Português
TCC/UNICAMP So68p
Campinas, SP : [s.n.], 1992.
35 p.
Orientador: Jose Luiz Rodrigues
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalho pretende chamar à atenção do leitor para refletir sobre o problema das dificuldade s da família em aceitar o filho portador de deficiência. Na esperança de sua sensibilização, levá-lo e dar uma atenção especial ao assunto. Neste breve relato, ressalto os conflitos gerados...
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Resumo: O presente trabalho pretende chamar à atenção do leitor para refletir sobre o problema das dificuldade s da família em aceitar o filho portador de deficiência. Na esperança de sua sensibilização, levá-lo e dar uma atenção especial ao assunto. Neste breve relato, ressalto os conflitos gerados no ambiente familiar , chegando até a sua desestruturação. Muitas vezes carentes de informsições, a família não se empenha com força e vontade necessária para melhor recuperação. São vários os fatores que interferem o processo de aceitação. As reações dos pais para com os problemas do filho, vão desde a completa negação, até uma aceitação realista da situação. A culpa , a vergonha , a depressão, a punição, são sentimentos comuns dos mesmos com relação ao filho portador de deficiência. Havendo também um clim a de frustaçáo caracterizado pelo nascimento do filho diagnosticado logo ao nascer ou tão logo se perceba a deficiência. Dentre esses conflitos e outros já existentes , foi proposto um programa de orientação à algumas famílias dos alunos da APAC-" de Cajamar, de quinze em quinze dias , com duração de uma hora e meia, pela equipe interdisciplinar composta de: assistente social , psicólogo, fonoaudió1ogo, fisioterapeuta , terapeuta ocupacional e professores de educação física, com objetivo de integrar essas famílias, levando - as a um vínculo maior com seu filho e entender me1hor a Prob1emática de deficiência. Conscientizando-as, deixancio as mais seguras e confiantes para superarem suas expectativas á importante ressaltar que além do programa descrito, do qual a Educação Física é parte integrante , onde pais e alunos participam conjuntamente , algumas opções de lazer no seu dia a dia são explicitadas , possibilitando participação social , concorrendo para melhoria da condição física e cognitiva cios nossos a1unos.Contudo, o objetivo do programa está dirigido diretamente à integração entre famílias e filhos portadores de deficiência, focalizando a importância de sua participação, para melhor compreensão e convivência com a deficiência do filho. Concluímos que, das doze famílias avaliadas , a maioria está interessada em continuar no programa de orientação , mesmo enfrentando as dificuldades existentes com a problemática do filho , e do pouco tempo que as vezes dispõe. Ficou e vidente que tudo farão para que a deficiência do filho , não seja uma cruz impossível de carregar , que tal peso possa ser minimizado , que a distância entre pais e filhos possam ser diminuídas e que a convivência possa fluir da forma mais espontânea e efetiva
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Abstract: Not informed.
Um programa de apoio para integrar familias e filhos portadores de deficiencia
Magali de Freitas Soria
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