Educação fisica e o portador de deficiencia mental
Neiza de Lourdes Frederico Fumes
TCC
Português
TCC/UNICAMP F961e
Campinas, SP : [s.n.], 1991.
60 p.
Orientador: Maria Lucia Guedes Pinto Francischetti
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Na presente monografia foi discutido a questão da deficiência mental(DM). O objetivo do estudo era de discutir a D.M. atreves da história de sua educação, numa sociedade capitalista, no caso, o Brasil, para posteriormente verificar como a educação Física Brasileira tua em relação ao portador...
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Resumo: Na presente monografia foi discutido a questão da deficiência mental(DM). O objetivo do estudo era de discutir a D.M. atreves da história de sua educação, numa sociedade capitalista, no caso, o Brasil, para posteriormente verificar como a educação Física Brasileira tua em relação ao portador de D.M. Observou-se que o portador de D.M. faz parte da imensa maioria marginal da sociedade e o seu corpo expressa a realidade sociocultural que se encontra. O deficiente é considerado nessa sociedade com o não-eficiente, pois o seu corpo perdeu a sua natureza dialética. No âmbito escolar, o portador de D.M. inicialmente não era patenteado de "deficiente" pela escola, devido a ampla desescolarização que o país encontra-se. Contudo, num momento seguinte a escola era o crivo para a deficiência. Coube a escola por muito tempo concretizar a segregação de "deficiente" e treiná-lo a executar alguma tarefa. Atualmente, nota-se uma tendência diferente a qual procura trazer o portador de D.M. para dentro da sociedade e o considera como um ser capaz de aprender. A Educação Física em sua prática, muitas vezes, privilegiou o paradigma da aptidão física e a modelos de corpos saudáveis, fortes, ágeis, belos e outros, não havendo espaço para aqueles que não correspondessem a estes valores. No entanto, com as discussões provenientes da crise de identidade da Educação Física, o corpo-marginal do deficiente pode ser incorporado realmente pela educação física, se houver uma mudança de paradigma e de objeto de estudo
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Abstract: Not Informed
Educação fisica e o portador de deficiencia mental
Neiza de Lourdes Frederico Fumes
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Neiza de Lourdes Frederico Fumes
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