Corporeidade e deficiencia : aspectos de uma pratica
Aylton Quirino de
TCC
Português
TCE/UNICAMP Ol4c
Campinas, SP : [s.n.], 1992.
38 p.
Orientador: Wagner Wey Moreira
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este estudo busca partir dos aspectos gerais aos específicos, assim inicia com uma abordagem geral a cerca do corpo, onde através da referência de alguns autores, caracteriza hoje, o discurso dos principais estudiosos da área sobre a necessidade de um investimento maior num corpo "sujeito",...
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Resumo: Este estudo busca partir dos aspectos gerais aos específicos, assim inicia com uma abordagem geral a cerca do corpo, onde através da referência de alguns autores, caracteriza hoje, o discurso dos principais estudiosos da área sobre a necessidade de um investimento maior num corpo "sujeito", ativo e composto de uma linguagem influenciativa da realidade em movimento do homem. A seguir entra nas questões socio-cuIturais atreladas ao corpo, onde são abordados os aspectos antropológicos, sociais, culturais e de que forma estes aspectos se apresentam numa ótica determinante e manipulativa. Aborda a interrelação Corpo X Deficiência. Nesta abordagem passa-se pelas questões dos Estigmas, seu sentido e os valores impostos por nossa sociedade às pessoas portadoras de deficiência, servindo inclusive, para o entendimento do porquê das mesmas serem segregadas e discriminadas. Aprofundando mais as questões das discriminadas e segregações da pessoa "deficiente", o estudo descreve ainda alguns veículos de perpetuação da ordem estabelecida por parte da sociedade e de que forma elas inviabilizam a integração social do mesmo. Aborda a deficiência visual, alguns aspectos históricos sua caracterizarão na atualidade para depois classificar e definir a "cegueira" dentro dos seus diversos níveis. Segue com um relato de experiência, onde através da vivência do professor de Educarão Física para pessoas portadoras de deficiência visual se descreve alguns aspectos da prática, seguidos de uma análise crítica a cerca dos valores e de seu caracter pedagógico. Depois considera a necessidade de se compreender o fenômeno deficiência interrelacionado com os outros fenômenos humanos. Considera ainda as ações do homem como determinante dos fenômenos e como tal, o seu corpo como veículo de leitura e transformação de sua realidade vivida. Identifica a visão de corpo portador de deficiência por parte da sociedade, e como ele é desprovido de qualquer relação com uma práxis transformadora, visão esta perpetuada, por valores impostos pela mesma e que se utiliza de vários veículos para a sua manutenção; assim, clama por uma consciência dos professores de Educação Física, que por trabalharem com o corpo das pessoas portadoras de deficiência visual não devem jamais considerá-lo como desprovido de uma história, logo uma história construída por suas ações, o que denota uma efetiva participação de seu corpo (contextualizado e impassível). Por fim, reforça a necessidade de uma ação pedagógica do professor de Educação Física no caminho de uma criticidade que considere o corpo destas pessoas (indiscutivelmente) portadoras de uma deficiência, porém não "deficientes"
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Abstract: Not informed
Corporeidade e deficiencia : aspectos de uma pratica
Aylton Quirino de
Corporeidade e deficiencia : aspectos de uma pratica
Aylton Quirino de
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