Estudo comparativo da estrutura curricular da licenciatura em educação fisica das universidades de Peru e Brasil
Ruth Miriam Medina Galvan
TCC
Português
TCC/UNICAMP G139e
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
45 p.
Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal a análise e comparação de disciplinas que compõem a estrutura do currículo de graduação de Educação Física na Licenciatura de duas universidades de Peru e de 33 Instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. Neste trabalho não...
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Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal a análise e comparação de disciplinas que compõem a estrutura do currículo de graduação de Educação Física na Licenciatura de duas universidades de Peru e de 33 Instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. Neste trabalho não pretendemos analisar o conteúdo programático das disciplinas nem a caracterização do perfil do docente responsável. As disciplinas foram classificadas em três grupos: Orientação Acadêmica, Pedagógica e para Atividades. As disciplinas da Orientação Acadêmica ainda foram divididas em quatro grupos: aspectos biológicos, neuro-comportamentais, socio-culturais e outros aspectos. Os resultados mostraram uma semelhança entre a Universidade de San Marcos (Peru) com as Escolas de São Paulo, ao apresentar seus currículos de formação profissional enfatizando prioritariamente a Orientação para Atividades, especificamente na área esportiva, seguida da Orientação Acadêmica e por último a Orientação Pedagógica. A Universidade U.N.E. Guzmán y Valle (Peru) enfatizou seu currículo na Orientação Acadêmica, especificamente em outros aspectos. Em segundo lugar veio a Orientação para Atividades e por último a Orientação Pedagógica. Esta última Orientação sempre caracterizou-se por ter uma baixa porcentagem nas três médias analisadas. Uma alta porcentagem em Outros Aspectos identificou-se nas duas universidades de Peru, na qual não encontramos uma justificativa através das entidades superiores que explicam tal fato. Segundo os objetivos que propõe o Ministério de Educação no programa curricular de Educação Física para as escolas, a universidade que mais se aproxima a cumprir tais objetivos através da formação profissional é a Universidade de San Marcos. No caso das escolas de Brasil não encontramos uma coerência na preparação profissional a través das Instituições Superiores analisadas, que visam atender o mercado de trabalho específico, que é a escola
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Abstract: Not informed
Estudo comparativo da estrutura curricular da licenciatura em educação fisica das universidades de Peru e Brasil
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