O ator-montador
Eduardo Okamoto
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Ok1a
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
163 p. : il.
Orientador: Suzi Frankl Sperber
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O desenvolvimento das formas dialéticas de pensamento influencia profundamente a criação artística desde a modernidade ¿ transformações na forma de percepção dos fenômenos do mundo (impressão) influenciam a sua representação artística (expressão). A teoria de montagem do cineasta russo...
Ver mais
Resumo: O desenvolvimento das formas dialéticas de pensamento influencia profundamente a criação artística desde a modernidade ¿ transformações na forma de percepção dos fenômenos do mundo (impressão) influenciam a sua representação artística (expressão). A teoria de montagem do cineasta russo Sergei M. Eisenstein sustenta-se na premissa básica de que choque dialético é o fundamento de qualquer linguagem artística. Aceitando a premissa eisenteiniana, relaciona-se o choque dialético ao trabalho do ator sobre suas ações: montagem dialética de ações físicas. E isto não como pesquisa histórica. Antes, como pesquisa empírica: sistematização de treinamento e criação em teatro. Este trabalho é síntese teórica de uma pesquisa prática do ofício de ator, cujo paralelo cênico são dois espetáculos do Núcleo Matula de Pesquisa, ¿Vizinhos do Fundo¿ e ¿Agora e na hora de nossa hora¿. Teoria e prática do ofício
Ver menos
O ator-montador
Eduardo Okamoto
O ator-montador
Eduardo Okamoto
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra