Estudos da antropologia bio-cultural : perspectivas para um projeto da escola
Joaquim M. F. Antunes Neto
TCC
Português
TCC/UNICAMP An89e
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
108 p.
Orientadora: Maria Beatriz Rocha Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Por meio de uma pesquisa informal, notamos que as Escolas, em muitos casos, possuem a cultura de se executar no início do ano letivo medidas antropométricas básicas, como peso e altura, por exemplo, juntamente com o exame médico. Contudo, ao analisarmos alguns planejamentos de curso...
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Resumo: Por meio de uma pesquisa informal, notamos que as Escolas, em muitos casos, possuem a cultura de se executar no início do ano letivo medidas antropométricas básicas, como peso e altura, por exemplo, juntamente com o exame médico. Contudo, ao analisarmos alguns planejamentos de curso realizados pelos professores, a maioria relacionava medidas antropométricas equivocadamente como "conteúdos" das aulas de Educação Física. Diante deste problema, sentimos a necessidade de discursar sobre as questões metodológicas e de embasamento teórico que tratassem a respeito de testes motores e medidas antropométricas numa perspectiva bio-cultural, de forma que se pudesse idealizar um projeto da Escola. Desta forma, executando uma pesquisa bibliográfica, buscamos referenciais teóricos explicativos para uma tendência Antropológica Bio-Cultural relacionada com a Educação Física Escolar. A Cineantropometria e a Cinesiologia Ecológica fundamentaram nosso trabalho: a Cineantropometria objetiva estudar medidas e avaliações de diferentes aspectos do homem em movimento (Beunen, Borms, 1990), enquanto que a Cinesiologia Ecológica "confere um caráter integrador ao movimento como forma de adaptação ao ambiente" (Sobral, 1993). A realização das medidas antropométricas e testes motores, quando estruturada na dimensão da Antropologia Bio-Cultural, deixa de ser atribuída a uma visão mecanicista e sem relevância contextual significativa e passa a possuir representação para o surgimento de um projeto que leva em consideração um indivíduo biocultural. Há, portanto, a possibilidade de se construir um estudo próprio com as crianças da Escola, objetivando conhecer mais especificamente as fases de crescimento, desenvolvimento e maturação, calcado no saber científico e na vontade de colaborar como processo integral do educando
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Abstract: Not informed
Estudos da antropologia bio-cultural : perspectivas para um projeto da escola
Joaquim M. F. Antunes Neto
Estudos da antropologia bio-cultural : perspectivas para um projeto da escola
Joaquim M. F. Antunes Neto
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