Brinquedo : um contexto favoravel para a aprendizagem
Gisleine Lupi Vicentini
TCC
Português
TCE/UNICAMP V662b
Campinas, SP : [s.n.], 1993.
26 p.
Orientador: Silvana Venancio
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Discutido e abordado por muitos autores de diferentes áreas do conhecimento, o brincar e sua importância para o desenvolvimento do ser humano, vem despertando curiosidade, interesse e, até, polêmica entre os professores e instituições educacionais. Com o passar do tempo, as definições de...
Ver mais
Resumo: Discutido e abordado por muitos autores de diferentes áreas do conhecimento, o brincar e sua importância para o desenvolvimento do ser humano, vem despertando curiosidade, interesse e, até, polêmica entre os professores e instituições educacionais. Com o passar do tempo, as definições de jogos e brincadeiras mudaram muito, passando do simples conceito de liberar energia das crianças, para uma abordagem cultural, motora, emociomal, pedagógica e prazerosa. Com todas essas variações, fala-se até que o brincar toma-se imprescindível no contexto escolar. À partir desse ponto, caininho tentando buscar subsídios para clarear minhas dúvidas a respeito do tema. Estudar as fases do desenvolvimento da criança, nos seus vários aspectos: cognitivo, social, motor, psicológico, afetivo; estudar a únportância e a influência do brincar para a criança, em seu processo global; estudar a relação entre o brincar e a afetividade, bem como, a relação entre o brincar e a aprendizagem, se fizeram necessário para o andamento deste trabalho. Mas, além de todos esses aspectos estudados, o mais importante e necessário é a questão do brincar nos dias atuais e sua relação e ênfase na Escola. E imprescindível que se dê maior atenção e se resgate essas questões, dando-lhes maior valor para que, dessa forma, o brincar assuma seu verdadeiro papel, sem "desvios", para que a criança possa ter uma verdadeira infância, onde predomine o lúdico, o prazer e a satisfação em realizar suas atividades
Ver menos
Abstract: Not informed.
Brinquedo : um contexto favoravel para a aprendizagem
Gisleine Lupi Vicentini
Brinquedo : um contexto favoravel para a aprendizagem
Gisleine Lupi Vicentini
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra