Quando a atividade de ensino da ao conceito matematico a qualidade de educar
Erica da Silva Moreira Ferreira
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP F413q
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
129p. : il.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa investigou as características das reflexões de professores em Formação Continuada que se baseia na combinação entre atividade de ensino e dinâmica relacional, realizada em cinco localidades diferentes do Estado de São Paulo. As informações da pesquisa constam de reflexões dos...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa investigou as características das reflexões de professores em Formação Continuada que se baseia na combinação entre atividade de ensino e dinâmica relacional, realizada em cinco localidades diferentes do Estado de São Paulo. As informações da pesquisa constam de reflexões dos professores registradas em diários, portifólios e produções ocorridas durante o desenvolvimento das atividades de ensino do curso de formação, nos momentos da dinâmica relacional. A análise da pesquisa tem caráter qualitativo e interpretativo. A fundamentação teórica se baseia em autores que fazem referência ao processo de desenvolvimento de formas de pensamento integradas ao movimento lógico-histórico do conceito e à teoria da atividade. Das informações percebeu-se movimentos, individual e de grupo, de confrontação entre conhecimentos ¿prontos e acabados¿, considerados não passíveis de refutação e a participação efetiva com elaborações pessoais dos conceitos matemáticos, onde percebemos manifestações de elementos criativos e momentos de descobertas
Ver menos
Abstract: This research investigated the characteristics of teacher¿s reflections on ways of teaching Mathematics on a Continued Education Course - which took place in five different regions of Sao Paulo state in Brazil - based on the combination between teaching activities and relational dynamics....
Ver mais
Abstract: This research investigated the characteristics of teacher¿s reflections on ways of teaching Mathematics on a Continued Education Course - which took place in five different regions of Sao Paulo state in Brazil - based on the combination between teaching activities and relational dynamics. The information was obtained from teacher¿s impressions written on diaries, portfolios and paperwork produced during the activities of the course. The analysis is interpretative and qualitative. The theory background is based on authors who refer to the process of thought integrated with the logical-historical movement of the concept and to the theory of the activity The data allowed the observation of a confrontation between concepts considered ¿well established¿ and ¿unchangeable¿ and the discovery and elaboration of mathematical concepts through creative manifestations and elements of individuals and groups
Ver menos
Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-
Orientador
Sousa, Maria do Carmo de
Avaliador
Barolli, Elisabeth, 1953-
Avaliador
Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-
Avaliador
Lopes, Celi Aparecida Espasandin
Avaliador
Quando a atividade de ensino da ao conceito matematico a qualidade de educar
Erica da Silva Moreira Ferreira
Quando a atividade de ensino da ao conceito matematico a qualidade de educar
Erica da Silva Moreira Ferreira
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra