A mediação do professor de educação fisica no aprendizado do voleibol para deficientes mentais leves
Alexandre Augusto Cassalho
TCC
Português
(Broch.)
TCE/UNICAMP C271m
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
49 p.
Orientador: Paulo Ferreira de Araujo
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Na presente monografia foi abordada a questão da deficiência mental (D. M.). Discutindo um pouco da deficiência mental através da historia, observou-seque o portador de D. M. faz parte da imensa maioria marginal da sociedade e o seu corpo expressa a realidade sociocultural que se encontra. O...
Ver mais
Resumo: Na presente monografia foi abordada a questão da deficiência mental (D. M.). Discutindo um pouco da deficiência mental através da historia, observou-seque o portador de D. M. faz parte da imensa maioria marginal da sociedade e o seu corpo expressa a realidade sociocultural que se encontra. O deficiente é considerado nesta sociedade como não-eficiente e incapaz de realizar determinadas tarefas. Fazemos então uma reflexão sobre o jogo de voleibol e como esta modalidade pode ser oferecida para esta clientela. Tendo um caráter recreacional, este trabalho não estará voltado para o rendimento; ao contrário disto preocupar-se-á com o '"gosto de jogar e aprender a jogar", propiciando então uma oportunidade saudável para a iniciação da prática do voleibol Sabemos até então do déficit cognitivo desta clientela, porém o professor de Educação Física pode mediar este aprendizado de urna maneira tranqüila e sem cobranças para o aluno, utilizando os mais diversificados materiais e como disponibilizá-los aos seus alunos, relevando desta forma não somente o aprendizado da modalidade; do jogo de voleibol, mas também a inclusão, a socialização, interação e autonomia e auto-estima destas pessoas
Ver menos
Abstract: In the present monograph the subject of the mental deficiency was appoached (D.M.). Discussing a little of the mental deficiency through the history, observed- if that the bearer of D.M. part of the immense marginal majority of the society and his/her body expressed the reality cultural...
Ver mais
Abstract: In the present monograph the subject of the mental deficiency was appoached (D.M.). Discussing a little of the mental deficiency through the history, observed- if that the bearer of D.M. part of the immense marginal majority of the society and his/her body expressed the reality cultural partner that he/she is. The deficient is considered in this society as no efficient and unable of accomplishing certain tasks. We make a reflection then on the volleyball game and as this modality it can be offered for this clientele. Tends a character recreational, this work won't be gone back to the income, unlike this he/she will worry about the "taste of to play and to learn to play", propitiating a healthy opportunity then for the initiation o f the practice o f the volleyball. We know even about the cognitive deficit of this clientele, however the teacher of physical education can mediate this learning in a calm way and without collections for the student, using the more diversified material and as you make available them to their students, emphasizing this way not only the learning of the modality; of the volleyball game, but also the inclusion, the socialization, interaction and autonomy and these people's self-esteem
Ver menos
A mediação do professor de educação fisica no aprendizado do voleibol para deficientes mentais leves
Alexandre Augusto Cassalho
A mediação do professor de educação fisica no aprendizado do voleibol para deficientes mentais leves
Alexandre Augusto Cassalho
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra