Revisão das concepções filosofica, metodologica e teorica da educação do surdo
Luiz Aparecido dos Santos
TCC
Português
TCEUNICAMP Sa59r
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
60 p.
Orientador: Paulo Ferreira de Araujo
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este estudo nos leva a pensar na importância da ação do professor de educação física e a estruturação de propostas metodológicas para esta ação no ensino educacional da pessoa surda, desde a educação escolar até os mais superiores níveis como na formação universitária do educador físico. E...
Ver mais
Resumo: Este estudo nos leva a pensar na importância da ação do professor de educação física e a estruturação de propostas metodológicas para esta ação no ensino educacional da pessoa surda, desde a educação escolar até os mais superiores níveis como na formação universitária do educador físico. E decisiva no direcionamento do processo de inclusão dos portadores de deficiência auditiva. A construção dessa ação nos reporta a elementos que influenciaram nos estudos sobre os deficientes auditivos, que nos remete a reflexões sobre as relações entre a educação e a educação física, muitas dessas reflexões levam em conta o contexto histórico para a construção de um conhecimento não só conceituai, mas também atitudinal e procedimental. Estes conhecimentos influenciaram na formação e na ação prática do profissional de educação física para a população de surdos. Desta forma problematizou-se, sobre os possíveis fatores que dificultam a ação do profissional de educação física na atuação com deficientes auditivos (surdos), objetivando conhecer a realidade brasileira. Assim, direcionou-se a pesquisa na abordagem qualitativa, através de uma revisão de literatura e cunho descritivo, sendo assim capaz de atingir os objetivos desta construção, em que busca-se a aquisição do conhecer: os aspectos da anatomia e do aparelho auditivo; A classificação da surdez mediante as etiologias; A aquisição ampliada do histórico das deficiências de forma geral com ênfase a deficiência auditiva; Assim buscando-se também conhecer os aspectos educacionais e abordagens na educação do surdo; Como também a educação física para alunos surdos e suas primeiras iniciativas, suas heranças, os desencontros na relação e ações do profissional de educação física com o aluno surdo em
função de sua formação, buscando-se a construção de caminhos para uma educação física que mostre o seu caráter faciíitador na integração do aluno surdo e ouvinte com possíveis propostas para atuação do professor de educação física Ver menos
função de sua formação, buscando-se a construção de caminhos para uma educação física que mostre o seu caráter faciíitador na integração do aluno surdo e ouvinte com possíveis propostas para atuação do professor de educação física Ver menos
Abstract: This study lead us to think about the importance of the action of the physical education teacher and the organization of methodological proposals for it in the deaf people education, from elementary education to the university as the graduation of the physical educator. It's decisive for...
Ver mais
Abstract: This study lead us to think about the importance of the action of the physical education teacher and the organization of methodological proposals for it in the deaf people education, from elementary education to the university as the graduation of the physical educator. It's decisive for the inchision process of deaf people. The construction of this action reports us to elements that influenced in studies about deaf people, which send us to reflections about the relation between the education and the physical educatioa Many of these reflections take into account the historie context for the construction of knowledge, not only conceptual, but also positional and conductionaL The knowledge influenced the formation and practical action of the physical education professional for the deaf population. It is made problematic the possible factors that become difficult the action of the physical education professional with deaf people performance, objectífyíng to know the Brazilian reality. This way, the research was aimed in the qualitative approach, through a revision of literature and descriptive incuse, being capable to achíeve the objects of this construction, which aims the acquisition of knowledge: the aspects of the auditory organs anatomy; the classification of deafhess by means of etiologies; the enlarged acquisition of the deficiency's histórica!, in general with emphasis in the additive deficiency; This way, searching for knowing the educational aspects and approaches in the deaf education; as wcll the physical education for deaf students and their fírst initiatives, their heritages, the disagreements in the relation and physical education professional actions with the deaf student in íunction of his formation, searching the construction of ways for a physical education that shows its easeful character for the integration of deaf and listening students with possible proposals for the action of the physical education teacher
Ver menos
Revisão das concepções filosofica, metodologica e teorica da educação do surdo
Luiz Aparecido dos Santos
Revisão das concepções filosofica, metodologica e teorica da educação do surdo
Luiz Aparecido dos Santos
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra