Uma proposta para inclusão de alunos surdos nas aulas regulares de educação fisica
Kolontai Vilela Dickson
TCC
Português
TCE/UNICAMP D561p
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
94 p.
Orientador: Paulo Ferreira de Araujo
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A inclusão das pessoas com necessidades especiais tem sido de interesse crescente no mundo todo. Entrando, no século XXI este movimento tem alcançado novas conquistas nas instituições civis, sociedade em geral e mais especificamente na escola. E é na escola que podemos auxiliar a construir...
Ver mais
Resumo: A inclusão das pessoas com necessidades especiais tem sido de interesse crescente no mundo todo. Entrando, no século XXI este movimento tem alcançado novas conquistas nas instituições civis, sociedade em geral e mais especificamente na escola. E é na escola que podemos auxiliar a construir uma convivência pacífica e inclusiva, utilizando a Educação Física Adaptada como um agente facilitador. A nossa intenção de construir uma proposta inclusiva justificou-se pelo fato dos alunos surdos não participarem das atividades com os alunos ouvintes entendendo-se que a Educação Física pode ser um caminho facilitador devido à importância da atividade física para o completo desenvolvimento: físico, social, cognitivo e afetivo para todos, inclusive para os alunos com necessidades especiais. Desta forma objetivamos elaborar uma proposta visando a inclusão de alunos surdos nas aulas regulares de Educação Física, contribuindo e auxiliando a professores e alunos nesta disciplina. O grupo compôs-se de sete alunos surdos de escola pública. Foram realizadas avaliações de aptidão física relacionada a habilidades simples e uma ficha de caracterização individual, além da elaboração de estratégias de sensibilização, conscientização e vivência para apresentar aos alunos ouvintes, surdos, pais e professores da escola. Após estas estratégias, foi realizada a inclusão dos alunos surdos nas aulas regulares de Educação Física. Desta experiência visualizou-se que é possível a inclusão do aluno surdo nas aulas de Educação Física Escolar, desde que toda a comunidade escolar seja instrumentalizada para atuar seguramente junto a essa população
Ver menos
Abstract: The inclusion of the people with special necessities has received increasing interest in the whole world. Entering in the 21century, this movement has reached new conquests in civil institutions, society in general and more specifically inside school. And it's at school that we can help to...
Ver mais
Abstract: The inclusion of the people with special necessities has received increasing interest in the whole world. Entering in the 21century, this movement has reached new conquests in civil institutions, society in general and more specifically inside school. And it's at school that we can help to build a pacific and inclusive livelihood using the Adapted Physical Education as a facilitator. Our intention in building an inclusive proposal justified itself in the fact that deaf pupils have not been participating in activities with the listener ones. We are understanding that Physical Education can be a facilitator way due to importance of the physical activity for a complete development: physical, social, cognitive and affective for all including pupils with special necessities. Likewise we head to elaborate a proposal aiming the inclusion of deaf pupils in Physical Education regular classes, contributing and assisting the teachers and pupils in this discipline. The group was composed of seven deaf pupils from a public school. Physical ability evaluations and an individual characterization form had been carried out besides the elaboration of the sensitivity, awareness and living strategies to be presented to the listening pupils, the deaf ones, parents and teachers of the school. After these strategies the inclusion of the deaf pupils was accomplished in the regular classes of Physical Education. Starting from this experience it was visualized that the inclusion of the deaf pupil in the classes of school Physical Education is possible since all school community is to be instrumental in acting safely with this population
Ver menos
Uma proposta para inclusão de alunos surdos nas aulas regulares de educação fisica
Kolontai Vilela Dickson
Uma proposta para inclusão de alunos surdos nas aulas regulares de educação fisica
Kolontai Vilela Dickson
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra