Ação pedagogica dos jogos tradicionais infantis para crianças com deficiencia visual
Chimenia Xavier Cros
TCC
Português
TCE/UNICAMP C883a
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
81 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Muito se tem discutido sobre a importância do brincar e do jogo na vida de crianças, sejam elas pertencentes ao grupo de pessoas com deficiência ou não. A escolha do tema "Ação Pedagógica dos Jogos Tradicionais Infantis para crianças com Deficiência Visual" justifica-se, portanto, pela...
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Resumo: Muito se tem discutido sobre a importância do brincar e do jogo na vida de crianças, sejam elas pertencentes ao grupo de pessoas com deficiência ou não. A escolha do tema "Ação Pedagógica dos Jogos Tradicionais Infantis para crianças com Deficiência Visual" justifica-se, portanto, pela necessidade de se oferecer Jogos Tradicionais a crianças com limitações visuais, sob o argumento de que a participação destas crianças em Jogos e Brincadeiras Infantis pode repercutir em melhoras no seu desenvolvimento global. Através da perspectiva descritiva, a pesquisa baseou-se na abordagem crítico-dialético, caracterizando-se com um estudo de caso onde se discutiu a prática pedagógica dos Jogos Tradicionais Infantis e sua contribuição para a criança com deficiência visual. Após a revisão da literatura acerca dos jogos infantis e da deficiência visual foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com pessoas com deficiência visual surgindo propostas de atividades de esconde-esconde e de amarelinha adaptadas, reforçando a idéia de que as brincadeiras aparentemente não acessíveis a algumas deficiências podem ser desenvolvidas a partir do momento que se pense na potencialidade das pessoas com deficiência e não apenas em suas limitações. Com isso foi possível entender que um programa de atividade motora bem estruturada, baseando-se em princípios pedagógicos e científicos, garantindo a segurança e desenvolvimento dos participantes pode ser explorado e aplicado
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Abstract: The choice of the theme "Pedagogical Action of the Infant Traditional Games for Visual Impaired children" is justified by the necessity to offer traditional games to children with visual limitations, under the argument that the participation of these children in Infant Games can improve...
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Abstract: The choice of the theme "Pedagogical Action of the Infant Traditional Games for Visual Impaired children" is justified by the necessity to offer traditional games to children with visual limitations, under the argument that the participation of these children in Infant Games can improve their global development. This study discussed the pedagogical practice of the Infant Traditional Games and its contribution for the visual impaired child under the descriptive perspective, the research was based on a critic-dialectic vision, which characterized a study of case. After a literature revision around the Infant Games and visual impairment, semi-structured interviews were made with visual impaired people and activity proposals arose as adapted as "hide and seek" and hopscotch, indicating the idea that we don't except to create a receipt but confirming games apparently not accessible to some handicaps can be accessible if we think in the potentialities of the visual impaired people. Therefore, it was possible to understand that a well structured motor activity program, based on scientific and pedagogical principles, which guarantees the security and development of the students can be reached and even more explored
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Ação pedagogica dos jogos tradicionais infantis para crianças com deficiencia visual
Chimenia Xavier Cros
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