Estimulos ambientais no desenvolvimento sensorio-perceptivo-motor de pessoas com deficiencia mental : avaliando sua interferencia
Jaqueline Costa Castilho Moreira
TCC
Português
(Broch.)
TCE/UNICAMP M83e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
131 p.
Orientador: Jose Luiz Rodrigues
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalho trata de um assunto muito discutido na atualidade, porém pouco sistematizado. As formas como percebemos o ambiente e que interagimos física e socialmente representam um grande passo no trabalho com pessoas com deficiência mental. O objetivo desse trabalho é sistematizar...
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Resumo: O presente trabalho trata de um assunto muito discutido na atualidade, porém pouco sistematizado. As formas como percebemos o ambiente e que interagimos física e socialmente representam um grande passo no trabalho com pessoas com deficiência mental. O objetivo desse trabalho é sistematizar esse conhecimento para, posteriormente, utilizá-lo na averiguação das condições de estímulos adequados a determinados locais. O estudo requereu uma revisão bibliográfica através de palavras-chave nas bases e catálogos, SPORT DISCUS - ERL (SD-ERL), SCIENCE DIRECT (SD), SCIRUS, SCIELO, NUTESES, UNIBIBLIWEB, além da consulta em bibliotecas da USP/ Ribeirão Preto, UNICAMP/Campinas e UNESP/Rio Claro. Uma observação enfocando a teoria ecológica foi realizada em escola especial a ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL DE LIMEIRA (ARIL). O público observado foram alunos adolescentes de ambos os sexos do Centro de Habilitação e Treinamento Profissional (CHTP). Esse estudo permitiu a identificação de variáveis ambientais que colaboram para o potencial desenvolvimental de ambientes que trabalhem com pessoas com deficiência mental; identificação de estímulos ambientais favoráveis e desfavoráveis, percepção e interação variadas com o ambiente em função das sensibilidades expandidas e desenvolvimento motor. A principal conclusão remete à projeção de uma escola que contemple as variáveis ambientais físicas, a ambiência, os arranjos físicos e sociais mais adequados ao seu público
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Abstract: The present work deals with a matter very discussed at the present time, however a little systematized. The forms how we notice the environment and how we interact physics and socially with it represent a great step in the work with people with mental deficiency. The objective of this work...
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Abstract: The present work deals with a matter very discussed at the present time, however a little systematized. The forms how we notice the environment and how we interact physics and socially with it represent a great step in the work with people with mental deficiency. The objective of this work is to systematize that knowledge in order to use it later on the verification of the conditions of appropriate incentives to certain places. The study requested a bibliographical revision through word-keys in the bases and catalogs SPORT DISCUS-ERL (SD-ERL), SCIENCE DIRECT (SD), SCIRUS, SCIELO, NUTESES, UNIBIBLIWEB, besides the consultation in the libraries of USP/RIBEIRÃO PRETO, UNICAMP/CAMPINAS and UNESP/RIO CLARO. An observation focusing the ecological theory was accomplished at special school, the ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL DE LIMEIRA (ARIL). The observed public was adolescent students of both sexes of the CENTRO DE HABILITAÇÃO E TREINAMENTO PROFISSIONAL (CHTP). This study allowed the identification of environmental variables that collaborated for the potential desenvolvimental of environments working with people with mental deficiency; identification of favorable and unfavorable environmental incentives, perception and interaction varied with the environment in function of the expanded sensibilities and motor development. The main conclusion sends the projection of a school contemplating the physical environmental variables, the "ambiência", the physical and social arrangements more appropriate to this public
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Estimulos ambientais no desenvolvimento sensorio-perceptivo-motor de pessoas com deficiencia mental : avaliando sua interferencia
Jaqueline Costa Castilho Moreira
Estimulos ambientais no desenvolvimento sensorio-perceptivo-motor de pessoas com deficiencia mental : avaliando sua interferencia
Jaqueline Costa Castilho Moreira
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