Proposta de avaliação em educação fisica, do comportamento adaptativo de pessoas com deficiencia mental : areas de comunicação e cuidado pessoal
Rosangela Teresinha Cruz Saldanha
TCC
Português
TCE/UNICAMP Sa31p
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
47 p.
Orientador: Edison Duarte
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A avaliação do comportamento adaptativo de pessoas com deficiência mental é necessária, tanto por sua importância no diagnóstico da deficiência, como para planejamento de programas educacionais. O comportamento adaptativo é composto por habilidades conceituais, sociais e práticas que se...
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Resumo: A avaliação do comportamento adaptativo de pessoas com deficiência mental é necessária, tanto por sua importância no diagnóstico da deficiência, como para planejamento de programas educacionais. O comportamento adaptativo é composto por habilidades conceituais, sociais e práticas que se refletem na capacidade da pessoa para satisfazer padrões sociais, O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de avaliação, em Educação Física, do comportamento adaptativo de pessoas com deficiência mental, em duas das dez áreas em que ele está dividido: área da Comunicação e área do Cuidado Pessoal. Para a coleta de dados, nossa proposta sugere a entrevista pessoal e a observação direta, utilizando como instrumentos; questionário composto por questões de múltipla escolha, para ser aplicado ao professor de sala e aos pais ou responsáveis pelo aluno avaliado e fichas para observação do comportamento adaptativo em Educação Física. Os componentes para investigação que constam nos instrumentos são: a) na área da comunicação, a capacidade de receber e fornecer informações através da linguagem falada, escrita e corporal (toque, gesto, movimento do corpo e expressão facial); b) na área do cuidado pessoal, habilidade para tomar banho, tirar e vestir as roupas e abotoá-las, colocar meias, sapatos, amarrar cadarços, pentear os cabelos, alimentar-se, fazer a higiene bucal e usar o sanitário (limpar-se corretamente, dar a descarga e lavar as mãos). As atividades propostas para a coleta de dados das fichas de observação são concernentes aos conteúdos das aulas de Educação Física. Os questionários são instrumentos de apoio para interpretação dos dados coletados nas fichas de observação. O acesso ao prontuário do aluno e relatos de outros profissionais envolvidos na sua educação também foram sugeridos para conclusão do processo de avaliação. Os instrumentos usados tradicionalmente para a avaliação do comportamento adaptativo são as escalas de competência social. Esses testes são padronizados e normalizados para populações com e sem deficiência mental e se baseiam em julgamentos de pessoas familiarizadas com o sujeito avaliado. Essas características podem influenciar diretamente as respostas aos testes. A presente proposta de avaliação levou em consideração as relações entre o objetivo da tarefa, o ambiente e o indivíduo, numa tentativa de facilitar o processo de coleta de dados, para identificação das reais necessidades do aluno com deficiência mental e destacou a utilização desses dados para o planejamento de programas para o trabalho na área motora.
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Abstract: The aim of this work is to propose a Physical Education (PE) assessment of the adaptive behaviour of mental handicapped people considering two out of the ten types in which it is divided: communication and personal activities of daily living. The evaluation of the adaptive behaviour of...
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Abstract: The aim of this work is to propose a Physical Education (PE) assessment of the adaptive behaviour of mental handicapped people considering two out of the ten types in which it is divided: communication and personal activities of daily living. The evaluation of the adaptive behaviour of such people is necessary not only as an essential step to definite diagnosis of the handicap but also for the planning of educational programs. Remembering that adaptive behaviour is a collection of conceptual social and practical skills in which social standards are fulfilled. The proposal of this work suggests a survey and an observation data using tools where here proposed as following: multiple choice questionnaire to be asked to the tutors and the person in charge of the evaluated pupil and PE observation cards of the adaptive behaviour regarding the criteria already mentioned. Considering that the components for investigation in the communication field are: the capacity of expressing and receiving information through oral, written and body language (touch, gesture, body movement and facial expression). Regarding personal activities of daily living it is taken into account: bathing, getting dressed and undressed such as doing up, putting on socks, shoes, tying up shoe laces, brushing hair, self-feeding, brushing teeth and toileting (wiping up, flushing and washing hands). The activities proposed for the data collection mentioned in the PE cards include the PE classes' content aiming to obtain from the student the related abilities listed above. The questionnaires are additional tools in order to interpret the data of the observation cards. Pointing out that the access to the pupil's school report and the other health-related professionals' reports are suggested as additional elements in the assessment process alike. Considering that the traditional tools for the evaluation of the adaptive behaviour are the social abilities standards, These tests are standardised and normalised for people with and without mental disorders and are based on the information collected from a responsible adult in charge of the pupil being assessed. These aspects can have an influence on the answers given in the tests. In this work the relations between the aim of the task, the environment and the individual were considered, attempting to facilitate the data collection in order to identify the mental handicapped pupil's real needs. Moreover, the use of the data is pointed out as a useful tool for the motor activities program planning.
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Proposta de avaliação em educação fisica, do comportamento adaptativo de pessoas com deficiencia mental : areas de comunicação e cuidado pessoal
Rosangela Teresinha Cruz Saldanha
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