Brincar em grupo : uma oportunidade para a criança com paralisia cerebral
Celina Aguilar Gomes
TCC
Português
TCC/UNICAMP G585b
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
68 p.
Orientador: Edison Duarte
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: As brincadeiras são o modo básico pelo qual as crianças aprendem e desenvolvem suas habilidades motoras, cognitivas, emocionais e de comunicação. Jogos como cantigas de roda e pular corda têm exercido, ao longo do tempo, importante papel no desenvolvimento das crianças, utilizando uma...
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Resumo: As brincadeiras são o modo básico pelo qual as crianças aprendem e desenvolvem suas habilidades motoras, cognitivas, emocionais e de comunicação. Jogos como cantigas de roda e pular corda têm exercido, ao longo do tempo, importante papel no desenvolvimento das crianças, utilizando uma linguagem corporal própria da infância. A criança com paralisia cerebral (PC) não tem as mesmas oportunidades de experiências sensório-motoras devido ao tônus postural anormal. No entanto, se a ajudarmos a utilizar as habilidades que tem, embora limitadas, ela será capaz de aprender enquanto brinca. O objetivo deste estudo foi elaborar uma dinâmica de brincadeiras que permitisse a participação da criança com PC. Inicialmente foram realizadas duas entrevistas, com a avó e a professora de uma criança com paralisia cerebral, aluna de uma escola especial do município de Serra Negra. Os dados coletados nos permitiram avaliar o pape! da brincadeira no cotidiano da criança, assim como suas dificuldades, interesses e necessidades. Em seguida formamos um "grupo de brincadeiras" com cinco crianças de 10 a 14 anos de idade, também alunas da escola especial, todas com comprometimento motor de leve a moderado. Foram realizados treze encontros na própria escola, onde brincávamos no pátio, adaptando brincadeiras tradicionais (esconde-esconde, bolinha de sabão, cantigas de roda, pular corda, etc) para que as crianças pudessem participar ativamente. A análise das entrevistas e das atividades realizadas demonstrou que estas crianças, em geral, têm pouco acesso a grupos infantis onde possam participar de atividades coletivas, o que acaba gerando um empobrecimento de experiências motoras, afetivas e sociais. Os resultados demonstraram que a oportunidade de participar de brincadeiras em grupo que levem em consideração as habilidades que a criança com PC possui, permite a aquisição de atitudes sociais positivas e melhora da auto-estima
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Abstract: Not informed
Brincar em grupo : uma oportunidade para a criança com paralisia cerebral
Celina Aguilar Gomes
Brincar em grupo : uma oportunidade para a criança com paralisia cerebral
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