As funções da experiencia corporal da dança em cadeira de rodas : perspectivas dos professores e alunos
Raquel Lebre Poloni
TCC
Português
TCE/UNICAMP P767f
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
65 p.
Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A dança é uma fonte de experiências corporais. Enfatizando a relação entre deficiente, corpo, cultura e dança na história da sociedade do Brasil e do mundo, podemos observar que ela apresenta nuanças de acordo com o contexto em que é desenvolvida, enfatizando algumas das funções da...
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Resumo: A dança é uma fonte de experiências corporais. Enfatizando a relação entre deficiente, corpo, cultura e dança na história da sociedade do Brasil e do mundo, podemos observar que ela apresenta nuanças de acordo com o contexto em que é desenvolvida, enfatizando algumas das funções da experiência corporal em detrimento das demais. Observando o crescente desenvolvimento da dança em cadeira de rodas que tem cada vez mais conquistado espaço junto a sociedade e a importância da conscientização da magnitude da dança. Utilizamos a teoria de Shontz (1990) que identifica e esquematiza as múltiplas funções de experiência corporal. Realizamos, uma pesquisa descritiva com o objetivo de verificar, dentre as sete funções da experiência corporal identificadas e organizadas por Shontz (1990), aquelas mais enfatizadas na vivência da dança em cadeira de rodas por pessoas com necessidades especiais que praticam dança em cadeira de rodas e por professores que ensinam dança em cadeira de rodas para as pessoas com necessidades especiais. Realizamos uma pesquisa de campo utilizando como procedimento metodológico a aplicação de questionários, previamente validados, aos sócios da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR), durante a realização do campeonato de dança em cadeira de rodas realizado em 18 de dezembro de 2004 em Piracicaba, Estado de São Paulo. A partir da discussão e reflexão do dados pudemos verificar, que embora haja algumas experiências corporais enfatizadas na prática da dança em cadeira de rodas, há a consciência desenvolvida entre os professores de que o estímulo essencial do eu é ponto inicial das demais experiências corporais, assim como há entre os alunos a marca da individualidade de cada um. Nessa perspectiva, a dança em cadeira de rodas possui importante papel na sociedade podendo promover a conscientização da magnitude da dança, assim como da importância de manter a atualização do conhecimento e a atuação consciente do profissional de dança
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Abstract: Not informed
As funções da experiencia corporal da dança em cadeira de rodas : perspectivas dos professores e alunos
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