Ludicidade, criatividade e o futebol competitivo : estudos acerca da importancia desta relação
Aylton Quirino de Oliveira
TCC
Português
TCE/UNICAMP Ol4L
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
57 p.
Orientador: Roberto Rodrigues Paes
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este texto visa reunir estudos que, embasem uma proposta de trabalho de ensino de futebol para crianças na faixa de 6 a 9 anos, e paralelo a isto, considere alguns elementos formativos da criança. Para isto parte dos aspectos gerais na direção dos aspectos específicos. Inicia com um estudo a...
Ver mais
Resumo: Este texto visa reunir estudos que, embasem uma proposta de trabalho de ensino de futebol para crianças na faixa de 6 a 9 anos, e paralelo a isto, considere alguns elementos formativos da criança. Para isto parte dos aspectos gerais na direção dos aspectos específicos. Inicia com um estudo a cerca da cultura futebolística do nosso País, onde num primeiro momento se faz um retrospecto histórico de sua evolução, inclusive no mundo, para depois tratá-lo sob o ponto de vista da cultura corporal e como ela se vale do futebol, para representar os anseios sociais do povo brasileiro. Trata também dos aspectos políticos, ideológicos e da influência que o poder econômico exerce sobre sua perpetuação como esporte de massa. No segundo capítulo, o texto aborda alguns aspectos do desenvolvimento global da criança, subdividindo-os em cognitivos, psicomotores e afetivos(e sociais). Nesta premissa, considera-se que esta separação deva ocorrer, a fim de que se possa entender sua especificidade sob ponto de vista didático, reforçando porém, que o processo de desenvolvimento da criança se estrutura na totalidade e na inter-relação de todos estes aspectos. No terceiro capítulo, o estudo retrata os elementos norteadores de uma proposta de trabalho com ensino de futebol infantil. Eles se referem aos capítulos anteriores, abordando os elementos sob o prisma da infância, da necessidade dos jogos ou brincadeiras no processo de ensino, dos aspectos de desenvolvimento da criança; canalizando tudo isto, para um processo de ensino deste esporte, que considere além do seu aprendizado, outras aquisições a serem desenvolvidas. No quarto capítulo, o texto se refere à proposta propriamente dita, onde a mesma se estrutura num esquema de aula subdividido em quatro momentos; eles são descritos momento por momento. Na seqüência procede com um relato de experiência, onde passa-se a relatar alguns aspectos da prática, oriundos da vivência da referida proposta, por cerca de 3 anos. Por fim o estudo procede com algumas considerações gerais a cerca da necessidade dos técnicos se considerarem também professores, que ensinam e que tem a obrigação de contribuir para o processo de desenvolvimento da criança, neste caso, conduzir uma prática de ensino que não considere o aprendizado do esporte como um fim em si mesmo(visão perpetuadora de uma prática de ensino tecnicista e adestradora), mas também como um meio para a consecução de outras aquisições
Ver menos
Abstract: Not informed
Ludicidade, criatividade e o futebol competitivo : estudos acerca da importancia desta relação
Aylton Quirino de Oliveira
Ludicidade, criatividade e o futebol competitivo : estudos acerca da importancia desta relação
Aylton Quirino de Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra