Busca de elementos que ajudem a entender o marketing esportivo em basquetebol
Pedro Ivo A. M. Costa
TCC
or
TCC/UNICAMP C823b
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
77 p.
Orientador: Orival Andries Junior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Em razão do pioneirismo de algumas empresas detentoras de marcas e/ou produtos fortes, a publicidade associada ao esporte vem sendo utilizada, no decorrer dos anos, dentro de um espiral crescente e evolutivo devido ao formidável retorno financeiro que esta relação oferece. A "Mercadologia"...
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Resumo: Em razão do pioneirismo de algumas empresas detentoras de marcas e/ou produtos fortes, a publicidade associada ao esporte vem sendo utilizada, no decorrer dos anos, dentro de um espiral crescente e evolutivo devido ao formidável retorno financeiro que esta relação oferece. A "Mercadologia" nos fornece dados bastante satisfatórios como conseqüência do envolvimento da marca ou produto com o Marketing Esportivo, pois é a natureza promocional e institucional deste tipo de marketing que confirma sua necessidade nos dias de hoje dentro do panorama político - social - econômico em que se encontra o Brasil. Com a evolução dos estudos de mercado e suas variáveis foi se tornando cada vez mais nítido o lucro obtido, ou seja, pode-se contabilizar o retorno de uma ação publicitária envolvendo o esporte. Porém, apesar de inúmeras vantagens adquiridas quando é efetuada uma ação promocional neste sentido, os patrocinadores do basquetebol de alto nível no Brasil atuam de maneira diferenciada em alguns casos, no que diz respeito ao tempo de permanência do patrocínio nesta modalidade, por este ser um período reduzido se levarmos em conta as vantagens mercadológicas e o volume de recursos investidos. Baseando-se em bibliografia específica, estudos de casos e depoimentos, procurar-se-á identificar os fatores comuns que favoreceram ou mesmo influenciaram na ratificação desta situação entre o basquete brasileiro e seus patrocinadores. A evolução da forma de pensamento capitalista que ocorre na transição entre modernismo e pós-modernismo provoca um desequilíbrio nas relações comerciais que não acompanharam o processo. Dentro desta perspectiva estão inseridas as relações de parceria entre empresas e basquetebol
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Abstract: Not informed
Aberto
Busca de elementos que ajudem a entender o marketing esportivo em basquetebol
Pedro Ivo A. M. Costa
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Pedro Ivo A. M. Costa
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