As concepções de Merleau-Ponty no labirinto da corporeidade no mundo da educação fisica escolar
Tatiana Passos Zylberberg
TCC
Português
TCC/UNICAMP Z99c
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
78 p.
Orientadora: Vilma Leni Nista Piccolo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O fenômeno "ser humano em movimento" e os estudos sobre a corporeidade tem gerado muitos questionamentos, na tentativa de clarear esse complexo humano-corporeidade-movimento. Considerando a existência de uma relação humano-movimento, emerge a singularidade que faz de cada pessoa um ser...
Ver mais
Resumo: O fenômeno "ser humano em movimento" e os estudos sobre a corporeidade tem gerado muitos questionamentos, na tentativa de clarear esse complexo humano-corporeidade-movimento. Considerando a existência de uma relação humano-movimento, emerge a singularidade que faz de cada pessoa um ser único, que existe em movimento, e que se expressa corporalmente. Nesta perspectiva, busquei situar historicamente a Educação Física Escolar. Um segundo momento deste trabalho monográfíco, caracterizou-se por uma análise da teoria existente sobre corporeidade fundamentada em Merleau-Ponty. Ao desvelar a compreensão de movimento humano e de corporeidade na significação existencial, enquanto "Ser" em movimento, construiu-se uma relação da Educação Física Escolar com as percepções da simbologia da corporeidade
Ver menos
Abstract: Not informed
As concepções de Merleau-Ponty no labirinto da corporeidade no mundo da educação fisica escolar
Tatiana Passos Zylberberg
As concepções de Merleau-Ponty no labirinto da corporeidade no mundo da educação fisica escolar
Tatiana Passos Zylberberg
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra