Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
Anna Carla de Oliveira Dini Cunha
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C914h
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
161p.
Orientador: Raquel Salek Fiad
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho analisa como se deu a constituição de um gênero discursivo ¿ a carta ¿ em sala de aula. Para isto, considera dois aspectos:
a) O resgate da experiência pedagógica, através das narrativas registradas em um diário de campo. A partir desse resgate, busco entender, como... Ver mais Resumo: Este trabalho analisa como se deu a constituição de um gênero discursivo ¿ a carta ¿ em sala de aula. Para isto, considera dois aspectos:
a) O resgate da experiência pedagógica, através das narrativas registradas em um diário de campo. A partir desse resgate, busco entender, como pesquisadora, os pensamentos que presidiram as minhas ações, na época, e refletir sobre elas, baseando-me no conhecimento de uma literatura sobre o assunto.
b) A concepção de carta, como prática de linguagem, (re)formulada pelos alunos, a partir do que já conheciam sobre o ato de escrever cartas, trazido das experiências pessoais, e de um outro significado que este ato assumiu para eles, quando foram convidados a escrever cartas em sala de aula. A construção desta concepção pode ser observada através dos sinais deixados pelos alunos nos textos que produziram Ver menos
a) O resgate da experiência pedagógica, através das narrativas registradas em um diário de campo. A partir desse resgate, busco entender, como... Ver mais Resumo: Este trabalho analisa como se deu a constituição de um gênero discursivo ¿ a carta ¿ em sala de aula. Para isto, considera dois aspectos:
a) O resgate da experiência pedagógica, através das narrativas registradas em um diário de campo. A partir desse resgate, busco entender, como pesquisadora, os pensamentos que presidiram as minhas ações, na época, e refletir sobre elas, baseando-me no conhecimento de uma literatura sobre o assunto.
b) A concepção de carta, como prática de linguagem, (re)formulada pelos alunos, a partir do que já conheciam sobre o ato de escrever cartas, trazido das experiências pessoais, e de um outro significado que este ato assumiu para eles, quando foram convidados a escrever cartas em sala de aula. A construção desta concepção pode ser observada através dos sinais deixados pelos alunos nos textos que produziram Ver menos
Abstract: This study intends to analyze the constitution of a discursive gender ¿ the letter ¿ carried out in Portuguese classes. This study considers to main aspects:
a) The recover of my personal pedagogical experience through some narratives written in a field diary. Through this recover, I tried... Ver mais Abstract: This study intends to analyze the constitution of a discursive gender ¿ the letter ¿ carried out in Portuguese classes. This study considers to main aspects:
a) The recover of my personal pedagogical experience through some narratives written in a field diary. Through this recover, I tried to understand, as a researcher, the previous ideas that guided my actions in that time. By doing so, I could reflect on my pedagogical practice, always based on some specific literature about this subject.
b) The conception of the letter, as a language practice, (re)formulated by the students according to what they had already known about writing letters brought by their personal experience. After that, I investigated the new meaning the students could find out in the moment they were invited to write letters in class. The construction of a new conception of the letter gender could be observed through the traces left by the students in the texts they have written Ver menos
a) The recover of my personal pedagogical experience through some narratives written in a field diary. Through this recover, I tried... Ver mais Abstract: This study intends to analyze the constitution of a discursive gender ¿ the letter ¿ carried out in Portuguese classes. This study considers to main aspects:
a) The recover of my personal pedagogical experience through some narratives written in a field diary. Through this recover, I tried to understand, as a researcher, the previous ideas that guided my actions in that time. By doing so, I could reflect on my pedagogical practice, always based on some specific literature about this subject.
b) The conception of the letter, as a language practice, (re)formulated by the students according to what they had already known about writing letters brought by their personal experience. After that, I investigated the new meaning the students could find out in the moment they were invited to write letters in class. The construction of a new conception of the letter gender could be observed through the traces left by the students in the texts they have written Ver menos
Fiad, Raquel Salek, 1948-
Orientador
Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955-
Avaliador
Abaurre, Maria Bernadete Marques, 1946-
Avaliador
Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
Anna Carla de Oliveira Dini Cunha
Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
Anna Carla de Oliveira Dini Cunha
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra