Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
Anna Carla de Oliveira Dini Cunha
DISSERTAÇÃO
or
T/UNICAMP C914h
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
161 p.
Orientador: Raquel Salek Fiad
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho analisa como se deu a constituição de um gênero discursivo ¿ a carta ¿ em sala de aula. Para isto, considera dois aspectos: a) O resgate da experiência pedagógica, através das narrativas registradas em um diário de campo. A partir desse resgate, busco entender, como...
Ver mais
Resumo: Este trabalho analisa como se deu a constituição de um gênero discursivo ¿ a carta ¿ em sala de aula. Para isto, considera dois aspectos: a) O resgate da experiência pedagógica, através das narrativas registradas em um diário de campo. A partir desse resgate, busco entender, como pesquisadora, os pensamentos que presidiram as minhas ações, na época, e refletir sobre elas, baseando-me no conhecimento de uma literatura sobre o assunto. b) A concepção de carta, como prática de linguagem, (re)formulada pelos alunos, a partir do que já conheciam sobre o ato de escrever cartas, trazido das experiências pessoais, e de um outro significado que este ato assumiu para eles, quando foram convidados a escrever cartas em sala de aula. A construção desta concepção pode ser observada através dos sinais deixados pelos alunos nos textos que produziram
Ver menos
Abstract: This study intends to analyze the constitution of a discursive gender ¿ the letter ¿ carried out in Portuguese classes. This study considers to main aspects: a) The recover of my personal pedagogical experience through some narratives written in a field diary. Through this recover, I tried...
Ver mais
Abstract: This study intends to analyze the constitution of a discursive gender ¿ the letter ¿ carried out in Portuguese classes. This study considers to main aspects: a) The recover of my personal pedagogical experience through some narratives written in a field diary. Through this recover, I tried to understand, as a researcher, the previous ideas that guided my actions in that time. By doing so, I could reflect on my pedagogical practice, always based on some specific literature about this subject. b) The conception of the letter, as a language practice, (re)formulated by the students according to what they had already known about writing letters brought by their personal experience. After that, I investigated the new meaning the students could find out in the moment they were invited to write letters in class. The construction of a new conception of the letter gender could be observed through the traces left by the students in the texts they have written
Ver menos
Aberto
Fiad, Raquel Salek, 1948-
Orientador
Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955-
Avaliador
Abaurre, Maria Bernadete Marques, 1946-
Avaliador
Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
Anna Carla de Oliveira Dini Cunha
Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
Anna Carla de Oliveira Dini Cunha
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra