A questão do ritmo nas atividades de educação fisica infantil
Luciana Beraldi
TCC
Português
TCC/UNICAMP Be45q
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
84 p.
Orientador
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho objetivou a verificação da aplicação das atividades rítmicas em aulas de Educação Física Infantil, buscando com isso enfatizar a importância que o fenômeno ritmo tem no desenvolvimento da criança. A partir de observações das aulas desta disciplina, ministradas em escolas...
Ver mais
Resumo: Este trabalho objetivou a verificação da aplicação das atividades rítmicas em aulas de Educação Física Infantil, buscando com isso enfatizar a importância que o fenômeno ritmo tem no desenvolvimento da criança. A partir de observações das aulas desta disciplina, ministradas em escolas particulares, na educação infantil e fundamental, somadas às entrevistas abertas com os respectivos professores, especializados ou não, foi possível deflagrar um conteúdo ainda não contemplado nos programas curriculares desta área. Um outro aspecto levantado no trabalho é que, em determinados momentos, é possível observar o uso deste elemento em posição secundária, de maneira inconsciente, ou seja, alguns professores utilizam-se do ritmo apenas como meio de instrução pedagógica, sem mesmo saber da necessidade de aprimorar o ritmo individual da criança, ou ainda reconhecer a sua aplicação como um fim em si mesmo. Partindo da idéia de que o ritmo expressa uma ordem temporal e espacial ao movimento, intensificando sua estrutura com uma acentuação que vem reforçar sua amplitude, o seu desenho no espaço, é que pensa-se em trabalhar com a educação do ritmo nas aulas de Educação Física Infantil
Ver menos
Abstract: Not informed
A questão do ritmo nas atividades de educação fisica infantil
Luciana Beraldi
A questão do ritmo nas atividades de educação fisica infantil
Luciana Beraldi
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra