A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
Eliane A. Pasquotte Vieira
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP V673c
[The constitution of marks of style and authorship for the written projects of apprentices]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
197p : il.
Orientador: Raquel Salek Fiad
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Tomando como ponto de partida as proposições teóricas de Bakhtin (2003 [1952-1953]) sobre gênero discursivo, enunciação e, conseqüentemente, sobre a relação sujeito/linguagem como um fenômeno social, histórico e essencialmente dinâmico e baseando-se nas discussões elaboradas por Possenti...
Ver mais
Resumo: Tomando como ponto de partida as proposições teóricas de Bakhtin (2003 [1952-1953]) sobre gênero discursivo, enunciação e, conseqüentemente, sobre a relação sujeito/linguagem como um fenômeno social, histórico e essencialmente dinâmico e baseando-se nas discussões elaboradas por Possenti (2002a, 2001 a, 2001 b [1988]) sobre marcas de estilo e indícios de autoria nos projetos escritos de escolares, segundo um ponto de vista lingüístico discursivo, este trabalho tem como proposta investigar, nos projetos escritos de alguns aprendizes, as prováveis marcas de estilo e autoria e seu processo de constituição. Para isso, será enfocado especificamente um tipo de trabalho que os aprendizes fazem em relação ao texto: o modo como vão aprendendo a marcar seu posicionamento a partir do trabalho com "as vozes" discursivas existentes, isto é, a forma como o escrevente marca (ou vai aprendendo a marcar), através de mecanismos lingüísticos-discursivos, o limite entre a voz e o posicionamento do outro e a sua própria voz e posicionamento diante de uma questão - ao dizer o que pode ser dito por qualquer um, o dizer se torna especialmente e de alguma forma um território discursivo ocupado pelo escrevente. Esta pesquisa busca investigaro processo possível de se construir através de marcas de estilo e autoria nos textos de aprendizes escolares, quando estes aprendem a lidar com os discursos existentes que atravessam nosso discursoo tempo todo
Ver menos
Abstract: Not informed.
Fiad, Raquel Salek, 1948-
Orientador
Possenti, Sírio, 1947-
Avaliador
Abaurre, Maria Bernadete Marques, 1946-
Avaliador
A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
Eliane A. Pasquotte Vieira
A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
Eliane A. Pasquotte Vieira
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra