Educação inclusiva : beneficios da educação fisica ao processo de integração
Manuela Bailão
TCC
Português
TCC/UNICAMP B15e
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
59 p.
Orientador: Jose Luiz Rodrigues
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho trata da Inclusão das crianças portadoras de deficiência na rede regular de ensino. Para chegar até esse processo de integração, a educação dessas crianças passou por vários momentos, desde o atendimento em instituições especializadas, escolas especiais e por fim as escolas...
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Resumo: Este trabalho trata da Inclusão das crianças portadoras de deficiência na rede regular de ensino. Para chegar até esse processo de integração, a educação dessas crianças passou por vários momentos, desde o atendimento em instituições especializadas, escolas especiais e por fim as escolas "normais", porém, em classes especiais ou por meio de outros recursos de atendimento. Atualmente, a luta pela educação das crianças com necessidades especiais se direciona para o atendimento integrado dessas crianças em escolas da rede regular. Em um primeiro momento, este trabalho faz "Um breve histórico da educação especial", em que serão retomadas as formas de atendimento e de tratamento da sociedade com relação às pessoas portadoras de deficiência, desde tempos antigos até quando se iniciam as tendências para a integração. Posteriormente, há algumas considerações acerca da Educação Especial e suas formas de atendimento e também acerca do seu papel dentro do processo de integração. O terceiro capítulo trata das propostas e políticas governamentais relativas à Integração, indicando os princípios básicos, diretrizes de ação e programas para o processo de Inclusão, em nível mundial e depois particularmente no Brasil. Após isso, são feitas considerações a respeito do processo de integração, de uma forma teórica, sobre que atitudes devem ser tomadas, que mudanças devem ser feitas no sistema de ensino e sobre a forma de tratamento que deve ser dado aos alunos. Em um último momento, o trabalho trata da Educação Física, enfocando-a como um elemento facilitador para o processo de Inclusão, apontando os benefícios que ela pode oferecer para que as crianças com necessidades especiais tenham melhoras no seu desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social, e assim, maiores possibilidades de integração
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Abstract: Not informed
Educação inclusiva : beneficios da educação fisica ao processo de integração
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