Dez anos de temas sobre ensino no CBCE
Katia Danailof
TCC
Português
TCC/UNICAMP D192d
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
46 p.
Orientadora: Carmen Lucia Soares
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Ao analisar os "dez anos de temas sobre ensino no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte'' a partir da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), notamos sua identidade com o momento histórico pelo qual o país passava. Nos artigos datados de 1986 à 1996 percebemos que a questão...
Ver mais
Resumo: Ao analisar os "dez anos de temas sobre ensino no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte'' a partir da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), notamos sua identidade com o momento histórico pelo qual o país passava. Nos artigos datados de 1986 à 1996 percebemos que a questão chave para que ocorressem as mudanças nas concepções de ensino foi a discussão a respeito da transformação social. Tal discussão apresenta raízes ainda na década de 70 retratada, neste trabalho, através das produções culturais da época, tais como o cinema e a música de Chico Buarque de Holanda. Tais produções refletem este sentimento de mudança expondo, muitas vezes, metaforicamente, a repressão, dominação e censura que caracterizaram o período ditatorial. Ocorreram diversos movimentos públicos, passeatas, eleições diretas, a reformulação da constituição e a necessidade de se repensar alguns setores sociais e, dentre eles, a educação. A escola passou a refletir sobre sua inserção social, bem como sobre seus objetivos e práticas. Aqueles que pensavam a Educação Física na década de 80, reconheceram esta necessidade de mudança e passaram a discutir as formas de se chegar à transformação da Educação Física e da escola contribuindo para a transformação da sociedade. Assim, elegendo os artigos publicados pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) que tratam das concepções de ensino da Educação Física escolar, procuramos retratar o caminho percorrido pela área em dez anos de produção científica (1986 à 1996). Notamos, com o estudo, que as concepções de ensino foram sofrendo alterações nestes dez anos. Elas partiram de um momento de muitas críticas, coincidindo com o período da história do Brasil onde surgiam os primeiros frutos das lutas pela transformação social, início da década de 80. Podemos afirmar, contudo, que sua maturidade acadêmica só chegou no momento em que propostas e sistematizações do ensino foram estruturadas e pensadas em seus vínculos com as lutas sociais mais amplas
Ver menos
Abstract: Not informed
Dez anos de temas sobre ensino no CBCE
Katia Danailof
Dez anos de temas sobre ensino no CBCE
Katia Danailof
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra