O corpo belo : o papel dos professores de ginastica
Cinthia Lopes da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
53 p.
Orientador: Jocimar Daolio
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Neste trabalho, o corpo foi discutido como sendo uma construção cultural, a partir de um r da Antropologia Social de forma que fosse possível compreender o processo social pela busca por corpos ideais. Atualmente, parece haver uma construção generalizada do corpo belo que abrange vários...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho, o corpo foi discutido como sendo uma construção cultural, a partir de um r da Antropologia Social de forma que fosse possível compreender o processo social pela busca por corpos ideais. Atualmente, parece haver uma construção generalizada do corpo belo que abrange vários segmentos de nossa sociedade. Esse processo cultural faz com que passemos a idealizar um certo modelo de corpo, e, como meio para atingi-lo, passamos a consumir alguns produtos, alimentos, e a atividade física parece ser um dos principais meios para esse fim. Com a proliferação do número de academias de ginástica. nota-se que estes locais mudaram-se verdadeiros templos de culto ao corpo, onde seus frequentadores vão em busca de corpos idealizados, aos quais são atribuídos alguns conceitos e representações. Os professores dessas práticas corporais desempenham um papel fundamental em relação a esse processo de construção do corpo belo, já que recebem as mesmas influências culturais e lidam com os desejos e expectativas de seus alunos. Por meio desse trabalho, analisamos o papel do professores de ginástica, tentando esclarecer o modo como fazem a mediação dos desejos e expectativas de seus alunos com sua prática. Para isso, foram feitas entrevistas semi-estruturadas a partir de um roteiro básico, de modo que os entrevistados puderam organizar a linha de seu pensamento e suas experiências. Fomos a cinco academias de ginástica, sendo duas de grande porte e três de pequeno porte. Entrevistamos cinco professores de cada um desses tipos de academia, em um total de dez. Todos os professores são licenciados em Educação Física. Ao interpretarmos os dados coletados, percebemos· que grande parte de nossos entrevistados não se consideram professores, acreditam que sua função está mais relacionada com uma orientação e instrução dos exercícios físicos. Nas academias de grande porte as aulas de ginástica são divididas nos níveis: iniciante, intermediário e avançado. No entanto, essa divisão pareceu estar mais relacionada com as capacidades físicas dos alunos como força e resistência. do que com graus de aprendizagem. Baseando-nos nesta pequena amostra, pudemos fazer uma reflexão sobre o que os professores de academias de ginástica pretendem com suas práticas, já que, frente a esse processo cultural pela busca de corpos ideais, é de grande relevância a necessidade do papel pedagógico dos professores de academias
Ver menos
Abstract: Not informed
O corpo belo : o papel dos professores de ginastica
Cinthia Lopes da Silva
O corpo belo : o papel dos professores de ginastica
Cinthia Lopes da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra