O processo de formação dos principais conceitos psicomotores na criança portadora de deficiencia visual
Angeli Polatto
TCC
Português
TCE/UNICAMP P757p
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
48 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Pretendemos mostrar neste trabalho a importância da psicomotricidade, sendo ela básica na educação e no desenvolvimento da criança, sobretudo na criança deficiente visual. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica, com comentários da autora que se baseia em vivências com crianças...
Ver mais
Resumo: Pretendemos mostrar neste trabalho a importância da psicomotricidade, sendo ela básica na educação e no desenvolvimento da criança, sobretudo na criança deficiente visual. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica, com comentários da autora que se baseia em vivências com crianças deficientes visuais. Optamos por uma postura eclética com referencial teórico de diversos autores. O trabalho denominado "O Processo de Formação dos Principais Conceitos Psicomotores na Criança Portadora de Deficiência Visual", foi dividido, por motivos didáticos, em seis capítulos, que acreditamos serem importantes para um entendimento básico da psicomotricidade e sua relação com esse estudo. No primeiro capítulo tratamos das considerações gerais da psicomotricidade, que implica no movimento e conseqüente postura da criança cega. O segundo capítulo aborda aspectos importantes da deficiência visual, como as definições, o desenvolvimento sensório-motor e sensório-perceptivo da criança cega. No terceiro capítulo analisamos a formação de conceitos e no quarto capítulo, a formação dos principais conceitos (esquema corporal - consciência corporal e orientação espacial). Com base nos capítulos anteriores, no quinto capítulo colocamos a Educação Física no âmbito da psicomotricidade, procurando resgatar seu valor. Por fim, no sexto e último capítulo e com apoio teórico suficiente, propomos algumas atividades psicomotoras, pois pressupomos, a partir do momento que temos um entendimento básico da psicomotricidade e a caracterização da deficiência visual, que poderemos estar intervindo para um desenvolvimento global da criança cega
Ver menos
Abstract: Não informado
O processo de formação dos principais conceitos psicomotores na criança portadora de deficiencia visual
Angeli Polatto
O processo de formação dos principais conceitos psicomotores na criança portadora de deficiencia visual
Angeli Polatto
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra