Basquetebol x patrocinador : discutindo uma relação
Guilherme Taboa Trevisani
TCC
Português
TCC/UNICAMP T729b
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
65 p.
Orientador: Paulo Cesar Montagner
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A relação que se estabelece entre esporte e empresa sob forma de patrocínio, ou apoio esportivo, vem se tornando cada vez mais presente e com uma importância cada vez maior. Isso se dá pelo fato dessa relação possibilitar vantagens para as duas partes - para o esporte o retorno se dá sob...
Ver mais
Resumo: A relação que se estabelece entre esporte e empresa sob forma de patrocínio, ou apoio esportivo, vem se tornando cada vez mais presente e com uma importância cada vez maior. Isso se dá pelo fato dessa relação possibilitar vantagens para as duas partes - para o esporte o retorno se dá sob forma do financiamento de eventos ou da preparação de atletas e equipes; para a empresa, o retorno se dá pela possibilidade que o esporte oferece de atingir um grande número de pessoas como forma de comunicação de uma estratégia de marketing por ela desenvolvida. No entanto, certas relações (no caso, as que ocorrem no basquetebol, mas que são realidades em outros esportes também) têm despertado certas preocupações no que diz respeito às conseqüências em longo prazo. Isso porque, em troca dos recursos oriundos de uma relação de patrocínio (que tem se tornado imprescindível para a realização do esporte de alto nível), os clubes têm participado dos campeonatos utilizando-se das marcas dos patrocinadores como nomes fantasia, fato este que ocorre porque as empresas são impedidas legalmente de se filiarem às federações e confederações, o que só pode ser feito pelos clubes.
Acredita-se que essa situação acarreta numa falta de identificação do público com a equipe, uma vez que muitas equipes acabam modificando seus nomes fantasia com uma freqüência bastante grande, ou as empresas que montam seus times transferem a equipe para outra sede, ou, simplesmente, encerram suas atividades esportivas. Para a investigação de tal fato, recorreu-se à literatura encontrada, constituída, principalmente, de artigos de jornais, bem como à realização de algumas entrevistas com pessoas cujas opiniões foram consideradas de grande relevância para a conclusão do trabalho e que serviu de base para uma discussão a respeito do assunto Ver menos
Acredita-se que essa situação acarreta numa falta de identificação do público com a equipe, uma vez que muitas equipes acabam modificando seus nomes fantasia com uma freqüência bastante grande, ou as empresas que montam seus times transferem a equipe para outra sede, ou, simplesmente, encerram suas atividades esportivas. Para a investigação de tal fato, recorreu-se à literatura encontrada, constituída, principalmente, de artigos de jornais, bem como à realização de algumas entrevistas com pessoas cujas opiniões foram consideradas de grande relevância para a conclusão do trabalho e que serviu de base para uma discussão a respeito do assunto Ver menos
Abstract: Not informed
Basquetebol x patrocinador : discutindo uma relação
Guilherme Taboa Trevisani
Basquetebol x patrocinador : discutindo uma relação
Guilherme Taboa Trevisani
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra