Bastão em punho : o relacionamento professor-aluno no ensino de ballet
Karina Aparecida Pinto Silva Carvalho
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C253b
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
93f. : il.
Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A interação professor - aluno e suas conseqüências na formação de crianças, jovens e adultos, têm sido objeto de diversos estudos na área da Educação. Na área do ensino da dança, mais especificamente, do ensino do ballet clássico, esta discussão foi até então pouco abordada. O objetivo desta...
Ver mais
Resumo: A interação professor - aluno e suas conseqüências na formação de crianças, jovens e adultos, têm sido objeto de diversos estudos na área da Educação. Na área do ensino da dança, mais especificamente, do ensino do ballet clássico, esta discussão foi até então pouco abordada. O objetivo desta pesquisa é investigar se a relação professor-aluno no ensino de ballet é determinante para a permanência (ou abandono) do aluno na dança. Partimos da premissa de que o ballet, em meio às outras técnicas de dança ensinadas em escolas livres (academias, conservatórios), continua sendo a mais disseminada, por isso a forma como é ensinada pode influenciar a concepção que o aluno terá sobre dança. Trata-se de uma técnica rígida e sistematizada, que impõe um padrão físico pré-estabelecido e talvez em virtude disto, o que se constata nas aulas é uma postura austera do professor em relação a seus alunos, ilustrada aqui pela imagem do bastão em punho. Acreditamos que a relação professor-aluno mais próxima e a preocupação com a individualidade do aluno muito teriam a enriquecer o ensino de dança
Ver menos
Abstract: The teacher-student relationship and its affects over children, young people and adults development, has been the subject of several studies in educational area. In the area of dance education, c1assical ballet education specificity, this theme has been little discussed. The subject of...
Ver mais
Abstract: The teacher-student relationship and its affects over children, young people and adults development, has been the subject of several studies in educational area. In the area of dance education, c1assical ballet education specificity, this theme has been little discussed. The subject of this research is investigating if the teacher-student relationship in barbet education has any importance in stimulating the students' interest or causing them to give up. We've started on the premise that since ballet, among other dance techniques taught in free schools (academies, conservatories), continues to be the more widely taught, and that there is real importance in the way it is taught: it can have an influence on the student's concept of dancing. Ballet is a rigid and systematic technique, which imposes a pre-established physical standard and, perhaps, it could be the reason that we usably see an austere teacher posture in relation with his/her students, here illustrated by the image of stick in hand. We believe that a c1oser teacher-student relationship in which the teacher is concerned with each individual can ready enrich dance education
Ver menos
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Orientador
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Avaliador
Silva, Eusébio Lobo da, 1952-
Avaliador
Ayoub, Eliana, 1966-
Avaliador
Soares, Maria Vieira
Avaliador
Bastão em punho : o relacionamento professor-aluno no ensino de ballet
Karina Aparecida Pinto Silva Carvalho
Bastão em punho : o relacionamento professor-aluno no ensino de ballet
Karina Aparecida Pinto Silva Carvalho
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra