Medeia : um experimento coreografico
Daniela Gatti
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G229m
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
107 f. : il + 1 CD-ROM.
Orientador: Marilia Vieira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar experimentos coreográficos a partir da gestualidade das mãos e dos dedos e suas expressões, no sentidode buscar elementos para a construção da natureza intelectual e emocional da personagem Medéia da tragédia grega de Eurípides. Como elementos...
Ver mais
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar experimentos coreográficos a partir da gestualidade das mãos e dos dedos e suas expressões, no sentidode buscar elementos para a construção da natureza intelectual e emocional da personagem Medéia da tragédia grega de Eurípides. Como elementos inspiradores desta idéia adotaram-se, no campo da música, a Cantata Médée de Louis-Nicolas Clérambault e a justaposição de materiais sonoros da música eletroacústica e concreta, e no campo da linguagem corporal, os tratados de John Bulwer, Chirologia: ou Lingüagem Natural das Mãos e Chironomia: ou a Arte da Retórica das Mãos e, a utilizaçãoda máscara neutra, com base nos princípios de Copeaue Lecoq. Os experimentos foram conduzidos no sentido de alcançar uma dramaturgia corporal por meio da movimentação das mãos e do corpo, enfatizando os aspectos arquetípicos traçados sobre a leitura da personagem Medéia, dentro da linguagem da dança contemporânea. Conclui-se então que, a integração destes elementos forneceu subsídios para compor a caracterização desta personagem e dos experimento sem dois pólos assim prescritos: Medéia como figura humana - no ambiente sonoro da Cantata, e Medéia como figura mística - no ambiente sonoro da música eletroacústica e concreta, juntamente com a utilização a máscara como elemento simbólico
Ver menos
Abstract: This study aims to perform choreographic experimentson the gestuality of hands and fingers and their expressions, with the purpose of finding elements to construct the intellectual and emotional nature of the character Medea from the Greek tragedyEuripidis. Some of the inspiring elements...
Ver mais
Abstract: This study aims to perform choreographic experimentson the gestuality of hands and fingers and their expressions, with the purpose of finding elements to construct the intellectual and emotional nature of the character Medea from the Greek tragedyEuripidis. Some of the inspiring elements that have been adopted were: in the field of music, Louis-Nicolas Clérambault's Cantata Médée and the juxtaposition of sound materials of electroacoustic and Concrete music; in the field of corporal language, the treaties by John Bulwer, irologia: or The Natural Language of the Hand and Chironomia or: The Art of Manual Rethoric, and the utilization of the neutral mask, on the basis of Copeau and Lecoq's principIes. The experiments have been conducted with the aim of attaining a corporal dramaturgy through the movement of hands and body, emphasizing the archetypical aspects traced upon the reading of the character Medea within the language of contemporary dance. It can thus be concluded that the integration of these elements supplied subsidies to compose the characterization of this character as well as of the experiments at two distinct poles, which are: Medea as a human figure - in the sound environmentof Cantata; and Medea as a mystical figure - in the sound environmentof the electroacoustic and concrete music, along with the visualization of the mask as a symbolic element
Ver menos
Medeia : um experimento coreografico
Daniela Gatti
Medeia : um experimento coreografico
Daniela Gatti
Exemplares
Nº de exemplares: 6
Não existem reservas para esta obra