O (des)interesse dos professores do 1. e 2. ciclos do ensino fundamental pela educação fisica
Thelma Regina Marialva
TCC
Português
TCC/UNICAMP M527d
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
50 p.
Orientador: Pedro Jose Winterstein
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A educação física escolar deve trabalhar a criticidade, transformação e compreensão da cultura corporal da criança, utilizando-se dos conteúdos jogo, ginástica, lutas, dança e esporte, a fim de formar indivíduos ativos perante as diferentes formas culturais de atividades físicas. Acredito...
Ver mais
Resumo: A educação física escolar deve trabalhar a criticidade, transformação e compreensão da cultura corporal da criança, utilizando-se dos conteúdos jogo, ginástica, lutas, dança e esporte, a fim de formar indivíduos ativos perante as diferentes formas culturais de atividades físicas. Acredito que a educação, num sentido global, deve ser caracterizada como um processo pedagógico integrado aos princípios de cada escola e a educação física, por estar inserida nesta instituição, precisa estar como todas as outras disciplinas, atrelada a esse processo, que tem início com o ingresso da criança na escola. O problema é que atualmente os professores do 1° e 2° ciclos do ensino fundamental não estão desenvolvendo os conteúdos específicos da disciplina. Em conseqüência, as crianças perdem a oportunidade de desenvolver a sua linguagem corporal da maneira mais adequada, prejudicando o processo pedagógico escolar. Pretendo com este trabalho, mais do que mostrar a importância da educação física na escola, levantar os aspectos mais relevantes que justifiquem a falta de interesse e as principais dificuldades que os professores enfrentam quando têm que ministrar as aulas de educação física na sua turma. Através da elaboração de um questionário, constituído de perguntas objetivas, que foi aplicado aos professores do 1° e 2° ciclos do ensino fundamental da rede pública, verifiquei os motivos que levam esses professores a se desinteressarem pelas aulas de educação física, deixando-as sem orientação e utilizando seu espaço como um tempo livre, de recreação não sistematizada. Pude verificar que o principal motivo que faz com que essas aulas tenham este perfil é a falta de conhecimentos específicos da disciplina no curso de formação de magistério. Este dado adicionado a vários outros pesquisados através do questionário, permitiu a constatação de situações, muitas vezes desoladoras, que compõe o panorama em que o ensino da educação física se encontra. Se a educação física fosse bem ministrada a partir da 1° série do ensino fundamental, os alunos certamente partiriam para as outras fases da escolarização com melhores oportunidades de sucesso. É por acreditar nisso que escolhi este tema para esta monografia, acreditar que com uma educação melhor e para todos o nosso país possa crescer e se desenvolver com mais dignidade e igualdade, através da formação de cidadãos mais conscientes, críticos e com capacidade para diminuir as inúmeras diferenças existentes entre as classes sociais
Ver menos
Abstract: Not informed
O (des)interesse dos professores do 1. e 2. ciclos do ensino fundamental pela educação fisica
Thelma Regina Marialva
O (des)interesse dos professores do 1. e 2. ciclos do ensino fundamental pela educação fisica
Thelma Regina Marialva
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra