As contribuições da dança para as pessoas portadoras de deficiencia mental na escola
Andrea de Sousa Pasquarelli
TCC
or
TCC/UNICAMP P264c
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
58 p.
Orientadora: Silvana Venancio
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho se propõe a mostrar, através de uma pesquisa bibliográfica, que a dança, ministrada à pessoas portadoras de deficiência mental na escola é possível de ser realizada. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico focando os assuntos, As Deficiências; a Deficiência Mental, a...
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Resumo: Este trabalho se propõe a mostrar, através de uma pesquisa bibliográfica, que a dança, ministrada à pessoas portadoras de deficiência mental na escola é possível de ser realizada. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico focando os assuntos, As Deficiências; a Deficiência Mental, a Inclusão Social e Escolar, a Dança e a Dança e a Educação Especial. O movimento voluntário, coordenado, intencional e expressivo compõe a matéria-prima básica para a dança, independentemente do enfoque, da técnica ou do objetivo que lhe seja dada. Sendo esta um conteúdo da Educação Física, não vemos motivos que a impeçam de ser inserida no tratamento corporal com pessoas portadoras de deficiência mental. Mesmo sabendo que estas pessoas normalmente não se expressam por completo devido as suas limitações físicas, sociais, psicológicas e mentais, pudemos observar que a dança poderá contribuir para sua criatividade, coordenação motora, melhoria dos aspectos cognitivos, assim como qualquer outra atividade física. Estudos mostram que a dança e a exploração do movimento, têm sido assimilados por pessoas portadoras de deficiência mental tão bem quanto por pessoas ditas "normais". No decorrer do trabalho, daremos maior ênfase à deficiência mental e a inclusão social e escolar procurando mostrar que as pessoas portadoras de deficiência mental, devem ser inseridas na sociedade e na escola de ensino regular, sendo necessário prepará-los de fato, para integrar-se e conviver na sociedade a qual pertencem, emocionalmente e profissionalmente. Para que isso ocorra é necessário atender as suas reais necessidades e explorar ao máximo suas potencialidades. A literatura apresenta poucas informações à respeito da importância da dança para pessoas portadoras de deficiência mental na escola. Mesmo observando as dificuldades e as características destas pessoas pudemos perceber que a dança como mais um elemento que complemente sua educação, pode contribuir de modo significativo para uma melhor qualidade de vida destas pessoas
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Abstract: Not informed.
Aberto
As contribuições da dança para as pessoas portadoras de deficiencia mental na escola
Andrea de Sousa Pasquarelli
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