Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos
Izabel Cristina de Araujo Franco
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP F848p
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
122p.
Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo central deste estudo refere-se a investigar os procedimentos matemáticos expressos oralmente pelos alunos na resolução de um problema de multiplicação, quando se busca o
registro desses procedimentos pela escrita matemática aceita escolar e socialmente. Para abordar a questão... Ver mais Resumo: O objetivo central deste estudo refere-se a investigar os procedimentos matemáticos expressos oralmente pelos alunos na resolução de um problema de multiplicação, quando se busca o
registro desses procedimentos pela escrita matemática aceita escolar e socialmente. Para abordar a questão investigativa: como acontece a passagem dos procedimentos de cálculo mental à escrita matemática, passando pela expressão oral, evidenciados na resolução de um problema referente a multiplicação na alfabetização de jovens e adultos? optamos por uma análise qualitativa dos dados produzidos.O trabalho de campo foi realizado com alunos de uma classe de alfabetização de jovens e adultos. O estudo apresenta a descrição dos encontros ocorridos no desenvolvimento das atividades do trabalho de campo, os diálogos em sala de aula e as produções dos alunos. O material alvo de análise consistiu dos registros do diário de campo da pesquisadora e dos registros produzidos pelos alunos, sendo analisado em três categorias:
¿ Procedimentos aditivos e procedimentos multiplicativos;
¿ A expressão oral de procedimentos e a produção de conhecimento matemático;
¿ A valorização do algoritmo escolar da multiplicação.
Com as análises surgiram considerações que destacamos: a busca pela apropriação do algoritmo escolar da multiplicação por esses jovens e adultos como ato emancipador e conquista de autonomia; o papel da linguagem na apropriação desse conhecimento e o exercício da capacidade humana de ir além da experiência sensorial dando o salto rumo ao conhecimento racional Ver menos
registro desses procedimentos pela escrita matemática aceita escolar e socialmente. Para abordar a questão... Ver mais Resumo: O objetivo central deste estudo refere-se a investigar os procedimentos matemáticos expressos oralmente pelos alunos na resolução de um problema de multiplicação, quando se busca o
registro desses procedimentos pela escrita matemática aceita escolar e socialmente. Para abordar a questão investigativa: como acontece a passagem dos procedimentos de cálculo mental à escrita matemática, passando pela expressão oral, evidenciados na resolução de um problema referente a multiplicação na alfabetização de jovens e adultos? optamos por uma análise qualitativa dos dados produzidos.O trabalho de campo foi realizado com alunos de uma classe de alfabetização de jovens e adultos. O estudo apresenta a descrição dos encontros ocorridos no desenvolvimento das atividades do trabalho de campo, os diálogos em sala de aula e as produções dos alunos. O material alvo de análise consistiu dos registros do diário de campo da pesquisadora e dos registros produzidos pelos alunos, sendo analisado em três categorias:
¿ Procedimentos aditivos e procedimentos multiplicativos;
¿ A expressão oral de procedimentos e a produção de conhecimento matemático;
¿ A valorização do algoritmo escolar da multiplicação.
Com as análises surgiram considerações que destacamos: a busca pela apropriação do algoritmo escolar da multiplicação por esses jovens e adultos como ato emancipador e conquista de autonomia; o papel da linguagem na apropriação desse conhecimento e o exercício da capacidade humana de ir além da experiência sensorial dando o salto rumo ao conhecimento racional Ver menos
Abstract: The main objective of this study refers to investigate the mathematical procedure verbally
expressed by the pupils in the resolution of a multiplication problem, when the register of theses procedures for the mathematical writing are accepted pertaining to school and socially. To approach... Ver mais Abstract: The main objective of this study refers to investigate the mathematical procedure verbally
expressed by the pupils in the resolution of a multiplication problem, when the register of theses procedures for the mathematical writing are accepted pertaining to school and socially. To approach the investigative question: how the pass of the procedures of mental calculate to mathematical writing happens, passing by the verbal expression, evidenced in a resolution of a problem referring to multiplication in the education of a young and adult people? We opt to nake a qualitative analysis of carried through with pupils of a young and adults education
classroom. The study shows the description of the meetings accured during the activities of the work field, the dialogues in the classroom and the productions of the pupils. The material of analysis consisted of the registers of field of the researcher and the registers produced by the pupils, being analyzed in three categories:
¿ Aditives and multiplicatives procedures;
¿ The verbal expression of procedures and the production of mathematical knowledge;
¿ The valuation of school algorithm of multiplication.
With the analyses, considerations had appeared we want to detach: the search for the school algorithm of multiplication appropriation by these youngs and adults as emancipate act and autonomy conquest; the language importance in the appropriation of this knowledge and the exercise of human capacity being to go beyond the sensorial experience giving the jump joing to the rational knowledge Ver menos
expressed by the pupils in the resolution of a multiplication problem, when the register of theses procedures for the mathematical writing are accepted pertaining to school and socially. To approach... Ver mais Abstract: The main objective of this study refers to investigate the mathematical procedure verbally
expressed by the pupils in the resolution of a multiplication problem, when the register of theses procedures for the mathematical writing are accepted pertaining to school and socially. To approach the investigative question: how the pass of the procedures of mental calculate to mathematical writing happens, passing by the verbal expression, evidenced in a resolution of a problem referring to multiplication in the education of a young and adult people? We opt to nake a qualitative analysis of carried through with pupils of a young and adults education
classroom. The study shows the description of the meetings accured during the activities of the work field, the dialogues in the classroom and the productions of the pupils. The material of analysis consisted of the registers of field of the researcher and the registers produced by the pupils, being analyzed in three categories:
¿ Aditives and multiplicatives procedures;
¿ The verbal expression of procedures and the production of mathematical knowledge;
¿ The valuation of school algorithm of multiplication.
With the analyses, considerations had appeared we want to detach: the search for the school algorithm of multiplication appropriation by these youngs and adults as emancipate act and autonomy conquest; the language importance in the appropriation of this knowledge and the exercise of human capacity being to go beyond the sensorial experience giving the jump joing to the rational knowledge Ver menos
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos
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