Uma proposta construtivista para aprendizagem da natação para crianças pre-escolares
Stela Marcia Allen
TCC
Português
TCC/UNICAMP Al54p
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
30 p.
Orientador: João Batista Freire da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Atualmente, podemos perceber uma certa especialização precoce nas crianças, influenciadas pelo nosso sistema de produção. O conhecimento é transmitido em uma linguagem difícil ou não tão comum à elas. No caso da natação, podemos observar em algumas instituições de ensino que a pedagogia mais...
Ver mais
Resumo: Atualmente, podemos perceber uma certa especialização precoce nas crianças, influenciadas pelo nosso sistema de produção. O conhecimento é transmitido em uma linguagem difícil ou não tão comum à elas. No caso da natação, podemos observar em algumas instituições de ensino que a pedagogia mais utilizada é a do "ir e vir" por diversas vezes. A criança muitas vezes não consegue entender o sentido desta prática e por também não consegue repetir o que lhe é pedido. Desta forma, podemos notar que tanto pais quanto professores não se dão conta de que estas crianças ainda não possuem uma maturação biológica e psicológica capaz de assimilar movimentos complexos do nado. Nessas circunstâncias, vejo a possibilidade de se usar uma proposta baseada na teoria do construtivismo (Piagetiano) em aulas de natação, mais especificamente para crianças pré-escolares. Essa proposta possibilitará uma maior vivência de ações utilizando diversos materiais pedagógicos, experimentando os diferentes níveis de dificuldades na relação com o meio, como na flutuação, respiração, propulsão, interagindo dentro de uma perspectiva sujeito e objeto de conhecimento, para que as crianças possam realizar a construção deste. Aqui, além de estudar a evolução da construção do conhecimento, procurei analisar o papel do professor tendo-o como um agente intermediário do conhecimento onde irá propor desafios e obstáculos, deixando a criança vivenciar jogos e tarefas com a utilização do elemento lúdico da cultura tornando assim a aprendizagem mais significativa, motivante e real. Finalmente, a intenção é a de apontar novas reflexões e contribuições pedagógicas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem da natação infantil, privilegiando o direito da criança de ser criança
Ver menos
Abstract: Not informed
Uma proposta construtivista para aprendizagem da natação para crianças pre-escolares
Stela Marcia Allen
Uma proposta construtivista para aprendizagem da natação para crianças pre-escolares
Stela Marcia Allen
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra