Silvio Romero hermeneuta do Brasil : tres raças e miscigenação na formação de uma imagem da brasilidade
Alberto Luiz Schneider
TESE
Português
T/UNICAMP Sch57s
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
257 p. : il.
Orientador: Jorge Sidney Coli Jr
Tese aguardando autorização para liberação do texto completo no Repositório da Produção Científica e Intelectual da UNICAMP
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: o objetivo desta tese é compreender a interpretação do Brasil contida no pensamento de Silvio Romero (1851-1914). Seu livro mais importante, História da literatura brasileira - obra em quatro volumes, publicada em 1888- é mais do que uma história eminentemente literária; é, antes, um esforço...
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Resumo: o objetivo desta tese é compreender a interpretação do Brasil contida no pensamento de Silvio Romero (1851-1914). Seu livro mais importante, História da literatura brasileira - obra em quatro volumes, publicada em 1888- é mais do que uma história eminentemente literária; é, antes, um esforço sociológico, em que o tema não é apenas o corpus literário do pais, mas a própria nação. Trata-se de uma obra destinada a produzir o que chamei teoria do Brasil, na medida em que apresenta a sociedade e a cultura brasileiras como inexoravelmente mestiças e fundadas a partir das três raças, embora devesse prevalecer um país embranquecido e culturalmente ocidentalizado. Essa imagem mestiçado país foi formulada em meio a teorias cientifico-evolucionistas eivadas de pressupostos raciais eurocêntricos. A construção de uma imagem romântica do Brasil - pois Romero via na mestiçagem a essência nacional, fundada no povo - mesmo que com roupagem cientificista, afetou e orientou a interpretação que o autor faria do país, da literatura à cultura popular, da imigração européia ao acalentado ideal de progresso e modernidade. A partir de sua teoria do Brasil, Silvio Romero interpretou tanto a obra literária de Machado de Assis, quanto a imigração alemã no Sul do país, temas absolutamente díspares. O que une uma coisa e outra no conjunto da obra romeriana é a busca por uma noção de brasilidade, à qual tanto Machado de Assis, por supostamente evitar os grandes temas brasileiros, quanto os imigrantes alemães, por resistirem à imigração, estariam negando-se. Certos aspectos da teoria do Brasil, como a busca pela autenticidade brasileira na cultura popular ou a percepção do país como herdeiro da mestiçagem entre as três raças, reaparecem, embora modificados, com o mesmo sentido nacionalista em autores identificados com a renovação estética, cultural e histórica dos anos 1920 e 1930, como Mário de Andrade e Giiberto Freyre
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Abstract: The goal of this thesis is to comprehend Siivio Romero's (1851-1914) interpretation of Brazil, which is condensed in his thought and can be found in his work. His most important book '-Historia da literatura brasilera." piece edited in four volumes and published in 1888, is more of a...
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Abstract: The goal of this thesis is to comprehend Siivio Romero's (1851-1914) interpretation of Brazil, which is condensed in his thought and can be found in his work. His most important book '-Historia da literatura brasilera." piece edited in four volumes and published in 1888, is more of a sociological effort than it is a literary history. In this book, the main topic is not only the country's literary production, but also the nation itsel.f The book deals with what I call the theory of Brazil. It introduces Brazilian society and culture as inexorably mixed-raced, founded on the bases of three races whites, blacks and indigens. However, Brazil must be understood as a whitened and culturally westernized country. The mixed-race image of the country was formulated with the influence of scientific evolutionist theories derived from Eurocentric racial presumptions. The constructionof a romantic image of Brazil- given the fact that Romero viewed Brazil's national essence as based on its people - affected and oriented the way the author interpreted various aspects of the country, from literature to popular culture and European immigration, though his discourse was dressed up with scientific rhetoric. He dreamed of progress and modernity being conjugated with the authenticity of the Brazilian culture. Romero interpreted very different topics, such as Machado de Assis's literary work and the German immigration to the South of the country, through the lenses of his own nationalistic perspective. He criticized both Machado de Assis and the German communities for having denied the very essence of Brazilian nationalism. Certain aspects ofthe author's interpretations,such as the search for Brazilian authenticity in its popular culture, and the perception of the country as a mixed-race heir, reappear, with some changes, in the works of authors identified with the esthetical and historical renovation of the 20's and 30's, such as Mário de Andrade and Gilberto Freyre
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Coli, Jorge, 1947-
Orientador
Bastos, Elide Rugai, 1937-
Avaliador
Algranti, Leila Mezan, 1953-
Avaliador
Dantas, Luis Carlos da Silva, 1947-2008
Avaliador
Gárate, Miriam, 1960-
Avaliador
Silvio Romero hermeneuta do Brasil : tres raças e miscigenação na formação de uma imagem da brasilidade
Alberto Luiz Schneider
Silvio Romero hermeneuta do Brasil : tres raças e miscigenação na formação de uma imagem da brasilidade
Alberto Luiz Schneider
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