Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
Nadia Maria Badue Freire
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP F883e
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
2v. : il.
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A tolerância é um dos fatores fundamentais para uma verdadeira Educação para a Paz, no sentido de aceitar o diferente sem, entretanto, abandonar sua própria identidade, seja ela cultural ou pessoal. Ou no sentido de se tomar atitudes não-violentas na defesa dos princípios, entre pares. Esta...
Ver mais
Resumo: A tolerância é um dos fatores fundamentais para uma verdadeira Educação para a Paz, no sentido de aceitar o diferente sem, entretanto, abandonar sua própria identidade, seja ela cultural ou pessoal. Ou no sentido de se tomar atitudes não-violentas na defesa dos princípios, entre pares. Esta segunda opção foi recortada como conceito a ser trabalhado na presente tese: tolerância necessária entre pares, diante de princípios violados. O conceito de tolerância deve permitir clarear o problema norteador dessa pesquisa: quando a criança se torna capaz de exercer a tolerância como sentimento moral ¿ e de como educar para a tolerância e para a paz. A falta de um conceito compartilhado de tolerância constitui uma das maiores dificuldades deste estudo. A abordagem teórico-metodológica cognitivo-evolutiva piagetiana, por meio de conflitos morais, permite estudar como evolui a tolerância, relacionando-a ao desenvolvimento da reciprocidade, justiça, respeito, heteronomia/autonomia, centração/descentração. A partir das análises dos argumentos fornecidos pelos sujeitos (de 6, 9, 12 e 15 anos), são apresentadas reflexões educacionais que inspirem relações mais harmoniosas, principalmente, na escola
Ver menos
Abstract: Education for Peace: a psycogenetic study on Tolerance. Tolerance is one of the fundamental factors for a true Education for Peace, in the sense of accepting what is different without letting go of your own identity though, whether it is cultural or personal. It can also be perceived in...
Ver mais
Abstract: Education for Peace: a psycogenetic study on Tolerance. Tolerance is one of the fundamental factors for a true Education for Peace, in the sense of accepting what is different without letting go of your own identity though, whether it is cultural or personal. It can also be perceived in the sense of adopting non-violent attitudes in defense of principles among peers. This second sense was singled out as the concept to be worked on in the present paper: the necessary tolerance among peers in face of violated principles. The concept of tolerance is expected to clarify the guiding issue of this research: when children become able to exercise tolerance as a moral sentiment and how to educate towards tolerance and peace. The lack of a shared concept of tolerance constitutes one of the greatest difficulties of this study. The Piaget cognitive-evolutive theoretical-methodological approach through moral conflicts allows the study of how tolerance evolues, relating it to the development of reciprocity, justice, respect, heteronomy, autonomy, centering/decentering. From the analyses of the arguments provided by the subjects (of 6, 9, 12 e 15 years) educational reflexions, which inspire more harmonious relationships mainly in school, are put forward
Ver menos
Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Orientador
Ramozzi-Chiarottino, Zélia
Avaliador
Denegri, Marianela Del-Carmem Coria
Avaliador
Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Avaliador
Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Avaliador
Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
Nadia Maria Badue Freire
Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
Nadia Maria Badue Freire
Exemplares
Nº de exemplares: 4
Não existem reservas para esta obra