O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
Luiz Roberto Gomes
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G585c
[The consensus in the theory of the act of Habermas and its implications for the education]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
149 p.
Orientador: Pedro L. Goergen
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: No formato de uma pesquisa teórico-conceitual, sob o título ¿O consenso na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e suas implicações para a Educação¿, a presente tese busca elucidar, por intermédio da explicitação do conceito de consenso, alguns dos mais relevantes aspectos da teoria...
Ver mais
Resumo: No formato de uma pesquisa teórico-conceitual, sob o título ¿O consenso na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e suas implicações para a Educação¿, a presente tese busca elucidar, por intermédio da explicitação do conceito de consenso, alguns dos mais relevantes aspectos da teoria habermasiana para a educação contemporânea. Trata-se de uma investigação que resgata as premissas teóricas de Habermas, como base conceitual e como identificação das possíveis contribuições da sua teoria para a fundamentação de um projeto educativo crítico-emancipatório baseado no reconhecimento intersubjetivo das pretensões de validade do agir comunicativo. Para efeito de demonstração da tese, o autor fundamenta os seus argumentos no conceito de consenso que lhe permite analisar os impactos da crise da contemporaneidade à luz do debate que se estabelece entre modernidade e pós-modernidade. Com o referencial do potencial crítico e reflexivo da modernidade, continuado por Habermas na Teoria do Agir Comunicativo, o estudo salienta a relevância do consenso como um critério fundamental para o desenvolvimento de uma ação educativa emancipatória
Ver menos
Abstract: In the format of a theoretical-conceptual research, under the title "The consensus in the Theory of the Act of Habermas and its implications for the Education", the present thesis tries to elucidate, through explicit of the consensus concept, some of the more important habermasian theory...
Ver mais
Abstract: In the format of a theoretical-conceptual research, under the title "The consensus in the Theory of the Act of Habermas and its implications for the Education", the present thesis tries to elucidate, through explicit of the consensus concept, some of the more important habermasian theory aspects for the contemporary education. It is an investigation that rescues Habermas' theoretical premises, like conceptual base and as possible contributions identification of his theory for the development of an educational project critic-emancipatory based on recognition inter-subjective of the validity pretenses of the communicative act. For thesis demonstration effect, the author bases his arguments in the consensus concept that allows you to analyze the contemporaneousness crisis impacts to the debate light that is established between modernity and post-modernity. With referential of the modernity potential critic and reflexive, continued by Habermas in the Communicative Acting Theory, the study points out the consensus relevance as a fundamental criterion for the development of an educational emancipating action
Ver menos
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
Luiz Roberto Gomes
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
Luiz Roberto Gomes
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra