Concepções de esporte veiculadas pela midia
Fabricio Scudelari Botelho
TCC
Português
TCC/UNICAMP B657c
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
57 p.
Orientadora: Carmen Lucia Soares
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A sociedade atual encontra-se frente a um crescente processo de mercadorização do espetáculo esportivo e seus sub-produtos, bem corno de uma mercadorização dos serviços ligados à prática esportiva. Neste trabalho analisamos a obra de dois autores que tratam dessa temática, no caso Mauro...
Ver mais
Resumo: A sociedade atual encontra-se frente a um crescente processo de mercadorização do espetáculo esportivo e seus sub-produtos, bem corno de uma mercadorização dos serviços ligados à prática esportiva. Neste trabalho analisamos a obra de dois autores que tratam dessa temática, no caso Mauro Betti e Giovanni de Lorenzi Pires, os quais nos ajudam a perceber que tal forma compreensão do esporte tem estreita relação com o processo de transformação da cultura em mercadoria pela qual passamos hoje. Este processo, por sua vez, é oriundo de um fenômeno mais amplo de globalização econômica e de mundialização da cultura, no qual se insere também a transformação da cultura corporal em mercadoria e no que participa ativamente a mídia, e em especial a televisão, estimulando e propagando tal transformação. Desse modo, entendemos que a transformação da cultura corporal em mercadoria muda toda a forma de entendimento do esporte na atualidade e que ela necessita ser compreendida minimamente pelos professores de educação física, uma vez que pretendemos que estes professores estejam preparados para auxiliar os seus alunos encontrar um novo modo de orientar-se neste novo modelo de esporte que a televisão propõe à sociedade. Este estudo caracteriza-se como estudo bibliográfico, acrescido de pesquisa em imagens televisivas de programas esportivos, especificamente o programa "Esporte Espetacular"
Ver menos
Abstract: We believe find ourselves today front to an increasing process of merchandizing of the sporting spectacle and its by-products, as well as the merchandizing of the services related to the practical of sports. In such case, we analyze the workmanship of two authors who deal with this...
Ver mais
Abstract: We believe find ourselves today front to an increasing process of merchandizing of the sporting spectacle and its by-products, as well as the merchandizing of the services related to the practical of sports. In such case, we analyze the workmanship of two authors who deal with this thematic, Mauro Betti and Giovani de Lorenzi Pires, which have made us perceive that such form of understanding the sport has narrow relation with the process of transformation of the culture in merchandise, which comes from a ampler phenomenon of economic globalization and mundialization of the culture, in which it is also introduced the transformation of the corporal culture in merchandise. Phenomenon in which media participates actively, and in special the television, since it stimulates it and propagates it. In this way, we understand that this transformation of the corporal culture in merchandise changes all of the form of understanding the sport in the present time and that it needs to be at least a little understood by the professors of Physical Education, since we intend that our professors can be prepared to assist its students to find a new way of guiding themselves in the new model of sport that television proposes to society. We try to oppose the ideas of the authors, carrying through a case study, in which we put on pro of the present time of its thought regarding the relations between the media, the sport and the physical education This study it is characterized as bibliographical study, increased of research in televising images of sport programs, specifically the program "Spectacular Sport"
Ver menos
Concepções de esporte veiculadas pela midia
Fabricio Scudelari Botelho
Concepções de esporte veiculadas pela midia
Fabricio Scudelari Botelho
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra