Lazer e administração publica : diretrizes para uma politica de lazer voltada aos usuarios do Parque REgional Duque de Caxias
Sergio Hideo Ishigami
TCC
Português
TCC/UNICAMP Is3l
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
53 p.
Orientador: Sergio Stucchi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Atualmente estão surgindo diversas atividades desenvolvidas pela iniciativa pública que buscam uma aproximação das escolas públicas junto à sua comunidade circundante. Iniciativas como o "Projeto Escola Aberta" desenvolvido nos municípios de Mauá (SP), São Paulo e Porto Alegre (RS), o...
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Resumo: Atualmente estão surgindo diversas atividades desenvolvidas pela iniciativa pública que buscam uma aproximação das escolas públicas junto à sua comunidade circundante. Iniciativas como o "Projeto Escola Aberta" desenvolvido nos municípios de Mauá (SP), São Paulo e Porto Alegre (RS), o "Programa Parceiros do Futuro" e o "Programa Escola da Família" desenvolvidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, entre outras iniciativas espalhadas pelo país, prevêem a abertura das unidades educacionais aos sábados e domingos através do oferecimento de atividades de lazer a população, buscando uma forma de educação da comunidade do entorno das unidades educacionais de maneira não-formal e a criação de alternativas de combate à violência em parceria com os moradores. A pesquisa constitui-se de uma pesquisa bibliográfica sobre os termos: comunidade e escola, lazer e educação, educação não-formal, através da utilização dos seguintes bancos de dados: UNIBIBLI (que abrange o banco de dados Athena-UNESP, Acervus-UNICAMP e Dedalus-USP), Periódicos CAPES e Internet. O presente trabalho se justifica pela importância dada ao setor público por tais iniciativas e pelo processo de implantação e difusão que os programas que estão sendo desenvolvidos pela gestão pública atualmente estão alcançando. O estudo utiliza autores que abordam a relação escola-comunidade (PARO, CODY e SIQUEIRA, HORA e outros) a educação não-formal (GARCIA, GOHN), a educação (FREIRE, SA VIANI) e o lazer (MARCELLINO, CAMARGO, REQUIXA e outros), seguindo uma abordagem dialética da realidade. Tal procedimento possibilitou elaborar uma fundamentação teórica que justifique o desenvolvimento de tais iniciativas, apontamentos para uma melhoria da qualidade de vida da população e reflexões acerca da relação estabelecida entre a escola e a comunidade
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Abstract: Currently diverse activities developed for the public initiative are appearing that search an approach of the public schools together to its surrounding community. initiatives as the developed "Project Open School" in the cities of Mana (SP), Sao Paulo and Porto Alegre (RS), the "Project...
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Abstract: Currently diverse activities developed for the public initiative are appearing that search an approach of the public schools together to its surrounding community. initiatives as the developed "Project Open School" in the cities of Mana (SP), Sao Paulo and Porto Alegre (RS), the "Project Partners of the Future" and the "Program School of the Family" developed by the Secretariat! o f Education o f the State o f Sao Paulo, among others initiatives spread for the country, foresee the opening of the educational units to Saturdays and Sundays through the make an offer of activities of leisure the population, searching a form of education of the community of around of the educational units in way not-deed of division and the creation of combat alternatives the violence in partnership with the inhabitants. The research consists of a bibliographical research on the terns: community and school, leisure and education, education not-deed of division, through the use of the following data bases: UNIBIBLI (that it encloses the data base Athena-UNESP, Acervus-UNICAMP and Dedalus-USP), Periodicals CAPES and Internet. The present work if justifies for the importance given to the public sector for such initiatives and for the implantation process and diffusion that the programs that are being developed for the public administration currently are reaching. The study it uses authors who approach the relation school-community (PARO, CODY and SIQUEIRA, HORA and others) the education not-deed of division (GARCIA, GOHN), the education (FREIRE, SAVIANI) and the leisure (MARCELLINO, CAMARGO, REQUIXA and others), following a boarding dialectic of the reality. Such procedure made possible to elaborate a theoretical recital that justifies the development of such initiatives, notes for an improvement of the quality of life of the population and reflections concerning the relation established between the school and the community
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Lazer e administração publica : diretrizes para uma politica de lazer voltada aos usuarios do Parque REgional Duque de Caxias
Sergio Hideo Ishigami
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