Aspectos educacionais dos jogos desportivos coletivos : a situação problema como estrategia para procedimentos pedagogicos
Camila Correa Moura
TCC
Português
TCC/UNICAMP M865a
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
55 p.
Orientador: Hermes Ferreira Balbino
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalho pretende, através de uma revisão bibliográfica a respeito dos principais estudiosos acerca dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC), evidenciar quais são os seus aspectos educativos e formativos. Será apresentado as conceituações de JDC e suas formas de tratamento por...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho pretende, através de uma revisão bibliográfica a respeito dos principais estudiosos acerca dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC), evidenciar quais são os seus aspectos educativos e formativos. Será apresentado as conceituações de JDC e suas formas de tratamento por diversos autores do assunto, assim como os princípios e métodos de ensino e aprendizagem que o regem. Apresenta-se também o elemento fundamental dos JDC, que é o jogo e suas diversas aplicações. A partir dessa abordagem do referido termo, a princípio, busca-se através da apresentação de conceituações e definições as quais o jogo vem recebendo ao longo de seu contexto sócio, histórico e cultural, sem, no entanto, se ater a esta ou aquela definição de um autor específico. Assim, faz-se uma relação entre jogo e educação, preocupando-se em analisar autores que, entre outras coisas, tratam do assunto aproximando a relação entre Jogo/Trabalho, mostrando que o jogo é sério. Desta maneira, pode-se retratar ao ambiente pedagógico educacional, onde o jogo pode ser utilizado como recurso pedagógico, bem como, o ensino do jogo pode se dar com fins nele mesmo, isto é, não se utilizando do jogo para ensinar alguma coisa. Mostra-se relevante a análise conceituai das Inteligências Múltiplas, principalmente através do estudo proposto por Gardner. Atrela-se a este, o trabalho de Balbino; sua proposta de estímulo das inteligências múltiplas nos JDC será apresentada e analisada, devido à justificada importância do estímulo das inteligências não só para aplicação nos JDC, como também, na resolução das situações problema, esta como forma complexa de se entender o jogo. As situações problema merecerão, por sua vez, de um capítulo de destaque onde, deve-se, neste estudo, relevar os aspectos educativos e formativos nas situações recorrentes dos jogos, bem como caracterizá-las e justificar a importância de seu trabalho como estratégia para procedimentos pedagógicos
Ver menos
Abstract: The current work intends, trough bibliographic review about leading writers concerning Sporting Collective Games (SCG), to evince its educational and formative aspects. It will be shown the conceptions of the SCG and how it is treated by several writers of this subject, in particular, the...
Ver mais
Abstract: The current work intends, trough bibliographic review about leading writers concerning Sporting Collective Games (SCG), to evince its educational and formative aspects. It will be shown the conceptions of the SCG and how it is treated by several writers of this subject, in particular, the principies and methods of teaching and the learning process that conduct them. It presented the fundamental element of the SCG, which is the game and its different applications. Beforehand, the referred term will be broached through its conceptions and definitions which the game has been receiving throughout its social, historical and cultural context, without, however, adopting an specific author or definition. it will be made a relation between game and education, concerning about the analysis of different authors, who treats this subject "breaking" the opposition between Game/Work, showing that the game is serious. By this way, we can be taken to the pedagogical educational ambient, where the game can be used as pedagogic recourse, where the teaching of the game ends in itself, meaning that the game is not used for teaching anything. Show emphasising conceptions analysis of the Multiple Intelligences, mainly through Gardner's proposed study. In connection with this, it will be presented and analysed the research of Balbino and his proposal for stimulating the Multiple Intelligences in the SCG, due to the justified importance of the Intelligences' stimuli not only to SCG applications but also in problem-situations solving, the latter as a complex way to understand the game. The problem-situations receive, for this reason, a separate chapter, where educational and formative aspects are emphasised in the appealing situations of the games. It is also described how to characterize them justifying the importance of their work as strategy for pedagogic procedures
Ver menos
Ver menos
Aspectos educacionais dos jogos desportivos coletivos : a situação problema como estrategia para procedimentos pedagogicos
Camila Correa Moura
Aspectos educacionais dos jogos desportivos coletivos : a situação problema como estrategia para procedimentos pedagogicos
Camila Correa Moura
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra