A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores : avaliação de uma proposta curricular de estagio
Irton Milanesi
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M589i
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
154 p.
Orientador: Luiz Carlos de Freitas
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo situa-se na área de concentração: Ensino, avaliação e formação de professores. Descreve a trajetória que percorri na avaliação da proposta curricular desenvolvida no Projeto Coletivo de Estágio Interdisciplinar da UNEMAT, Campus de Cáceres-MT ¿ sob a ótica dos seus alunos...
Ver mais
Resumo: O presente estudo situa-se na área de concentração: Ensino, avaliação e formação de professores. Descreve a trajetória que percorri na avaliação da proposta curricular desenvolvida no Projeto Coletivo de Estágio Interdisciplinar da UNEMAT, Campus de Cáceres-MT ¿ sob a ótica dos seus alunos egressos, hoje professores da rede pública, utilizando como forma de estudo a abordagem qualitativa ¿ um estudo de caso. Na revisão da literatura, adentro à interdisciplinaridade por ser a escolha teórico-metodológica do programa ora avaliado. Quanto à pesquisa, num primeiro momento, e a partir de dados documentais, descrevo a realidade vivida no projeto em estudo, destacando seus princípios fundamentais que foram (e continuam sendo) desenvolvidos na formação de professores; num segundo, apresento a crítica da realidade na visão dos seus alunos egressos e; num terceiro momento, informado pela crítica da realidade, juntamente com o grupo de apoio (constituído pelos professores que coordenam o estágio) elaboro uma síntese orientadora tendo em vista a transformação do programa ora avaliado. Entre os principais avanços obtidos nesta investigação, destacam-se: a) a interdisciplinaridade na atualidade, no plano ideal, põe-se como uma necessidade ¿ um imperativo ¿ vinculada aos pressupostos do paradigma do conhecimento-emancipação e, no plano da prática ¿ limitada pelo paradigma do conhecimento-regulação, apresenta-se como problema: frente o modo de produção capitalista; pela complexidade da realidade e nossas limitações ao apreendê-la; e ainda, pela pouca elaboração que dela se tem e pelo aprendizado que ela urge e; b) a compreensão por todos aqueles que aspiram à integração curricular, das possibilidades e dos limites desse fazer em nossa materialidade presente, o que exige de cada um uma certa coragem de ousar e o vislumbre de um projeto histórico como horizonte
Ver menos
Abstract: The present study is focused on the concentration area: Teaching, evaluation and teachers' formation. It describes the path that I went through in the evaluation of the curricular proposal developed in the Projeto Coletivo de Estágio Interdisciplinar da UNEMAT, Campus of Cáceres-MT -...
Ver mais
Abstract: The present study is focused on the concentration area: Teaching, evaluation and teachers' formation. It describes the path that I went through in the evaluation of the curricular proposal developed in the Projeto Coletivo de Estágio Interdisciplinar da UNEMAT, Campus of Cáceres-MT - under the point of view of the graduated students, working as public school teachers nowadays, I have been using a qualitative approach - a case study. During the revision of the literature, I get into the interdisciplinary issues for being the theoretical-methodological choice of the program now appraised. As for the research, in a first moment, and starting from documental data, I describe the reality lived in the project in study, pointing out the fundamental principles that were (and they continue being) developed in the teachers' formation; in one second, I present a critic of the reality in the point of view of the students and; in a third moment, informed by the reality critics, together with the support group (constituted by the teachers that coordinate the apprenticeship) I elaborate a guiding synthesis based on the transformation of the program now appraised. Among the main goals achieved in this investigation, we stand out: a) the interdisciplinary at the present time, in the ideal plan, as a necessity - an imperative - linked to the presuppositions of the paradigm of the knowledge-emancipation and, in the practical plan - limited by the paradigm of the knowledge-regulation, which comes as problem: according to the capitalist way of production; by the complexity of the reality and our limitations to understand it; and still, for the little elaboration that we have about it and by the learning that it argues for and; b) the understanding by all those that search for the curricular integration, the possibilities and the limits of doing it in our present materiality, what demands a certain courage from each one to dare and the glimpse of a historical project as horizon
Ver menos
A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores : avaliação de uma proposta curricular de estagio
Irton Milanesi
A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores : avaliação de uma proposta curricular de estagio
Irton Milanesi
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra