Analise do comportamento dinamico de um veiculo automotivo
Nilson Barbieri
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B234a
Campinas, SP : [s.n.], 1989.
93f. : il.
(Publicação FEC)
Orientador : Douglas Eduardo Zampieri
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas
Resumo: Analisa-se o comportamento dinamico de um veiculo de quatro rodas através de um modelo com sete graus de liberdade. Primeiramente estuda-se o comportamento próprio do veículo para as duas condições de carga, descarregado e carregado, através da obtenção dos autovalores e autovetores para as...
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Resumo: Analisa-se o comportamento dinamico de um veiculo de quatro rodas através de um modelo com sete graus de liberdade. Primeiramente estuda-se o comportamento próprio do veículo para as duas condições de carga, descarregado e carregado, através da obtenção dos autovalores e autovetores para as duas situações. Depois estuda-se o comportamento do veículo contendo suspensão passiva convencional, trafegando por uma via reta e com perfis deterministicos das irregularidades da via modeladas por funções trigonométricas, no caso, perfis senoidais. Adota-se como critério de análise o deslocamento e a aceleração do centro de gravidade do veículo para diferentes velocidades do mesmo. Um sistema de suspensão com molas a gás é, então modelado e ajustado ao veículo. A resposta a uma excitação transiente é analisada para três tipos de suspensão: passivo, com molas a gás e semi-ativo com molas a gás
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Abstract: The theoretical dynamical behaviour of a four wheel car model is analysed. The physical model with seven degrees of freedom is chosen and after some simplifications the corresponding mathematical model is established. First is studied the dynamical eigenbehaviour of the model for both...
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Abstract: The theoretical dynamical behaviour of a four wheel car model is analysed. The physical model with seven degrees of freedom is chosen and after some simplifications the corresponding mathematical model is established. First is studied the dynamical eigenbehaviour of the model for both unloaded and loaded conditions through the obtention of the eigenvalues and eigenvestors in different situations: changing the spring stiffness coefficients and the damping coefficient of the dampers (suspensions). Subsequently it is analysed the behaviour of the vehicle with conventional passive suspension moving on a straight road. This road has a deterministic profile of irregularities. This profile is modeled with trigonometric functions, in this case, sinusoid profile. The analysis criteria adopted are: displacement and the aceleration of the gravity center for different speeds of the vehicle. A gas spring suspension system is modeled and fitted to the vehicle. Is this way, it is analysed the behaviour of the vehicle when crossing a ramp with three different suspension types: conventional passive, passive and semi-active with gas spring, in both unloaded and loaded conditions
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